Question Everything .is/listening

A ActiveMedia

uma breve estória de vida

Gosto de pensar que a vida é uma longa cadeia de coincidências ou de felizes acasos que todos juntos dão origem a algo maior. Gosto de pensar que se naquela tarde não tivesse pegado no jornal e tivesse lido aquele anúncio hoje não estaria aqui. Mas isso é uma história com mais de 25 anos. Mas é também a história da ActiveMedia. Serendipidade?

A ActiveMedia

A ActiveMedia foi fundada em 2002 para preencher um vazio no mercado da comunicação das marcas: a criação e gestão de canais de comunicação digital, mais conhecidos como digital signage ou corporate tv.

Na origem da sua fundação estão 4 pessoas que se foram cruzando ao longo da vida e num determinado momento viram ali uma oportunidade de negócio e de mercado. Uma atitude de empreendedorismo que surgiu como resposta a uma necessidade de crescimento pessoal e profissional: queríamos fazer novo e diferente.

Era um mercado novo e emergente, onde as nossas experiências anteriores se encontravam.

Web Design, Interaction Design e Conteúdos

Logo nos primeiros meses de vida, realizámos a primeira emissão do projecto de canal de televisão interna para o Santander Totta, lançámos o Vida-On, o primeiro site dedicado ao homem divorciado, e no mesmo dia o piloto da GalpTV, o nosso primeiro projecto de digital signage que ainda hoje é uma referência no mercado.

Depois vieram as derivações naturais. Do design de ecrã para a web foi um pequeno passo. Os conteúdos deixaram de ser apenas escritos e passaram a visuais. As nossas experiências entraram em fusão e convergência. Só mais tarde descobrimos que isso tinha um nome.

Transmedia

Resumidamente, convergência dos meios em nome da comunicação, da experiência e da história que há para contar. Era o que andávamos a fazer até descobrirmos que se chama transmedia. E até já dei uma talk sobre isso.

Depois disso já lhes deram muitos outros nomes, mas na base reconhecemos a mesma abordagem e conceito. Talvez o nome mais sexy do momento seja Growth Hacking. É explorarem.

User Center Design, Ux, Business Design

Já falámos de audiência, e essa é outra das nossas palavras preferidas. A audiência como foco do nosso trabalho e desenvolvimento. Também se pode dizer que é utilizador, ou user, como em User Experience ou User Center Design. Vai dar ao mesmo. Desenhar com os utilizadores finais em mente.

E com isto dizemos que seguimos os processos de design para chegar a conclusões e a resultados mais adequados para o negócio dos nossos clientes. O design como processo acima do design como forma. O conteúdo e a comunicação acima da forma, essencialmente. Sem que isso signifique desprezar a forma. Nunca. Mas ser bonito, apenas, não resolve nada.

ActiveMedia .is/digital and everything else

A divisão dos nossos serviços em áreas é apenas uma questão de comunicação. Nenhuma delas é estanque e facilmente as usamos todas no mesmo projecto. A comunicação faz-se com conteúdo, o conteúdo precisa de plataformas de difusão e a audiência quer conteúdo.

Digital and everything else porque um dia destes as fronteiras esbatem-se e as realidades misturam-se. Porquê separar?

Temos a certeza de que podemos criar e acrescentar valor à sua comunicação e à sua marca. E adoramos aceitar desafios. Vamos a isso?