Conteúdos em Video & Motion Graphics

Comunicação dinâmica e de fácil consumo


Os conteúdos em vídeo são conteúdos ricos, de consumo fácil e imediato, fáceis de partilhar e difundir. As capacidades de produção melhoram de dia para dia e quase todos os dias surge uma nova rede social ou plataforma onde o vídeo é o elemento central da comunicação.

Dos clássicos Youtube, Facebook e Instagram, ao desafiador TikTok, passando pelas plataformas de ensino à distância, sem esquecer os sites e as plataformas de streaming, em todas elas o vídeo é rei.

Estima-se que em 2022 o consumo de vídeo signifique 82% do tráfego de internet. 

Começamos pelas estórias


Acima de tudo queremos contar uma estória. E há muitos conteúdos que podem ser facilmente transformados em vídeo: reportagem de eventos, tutoriais, entrevistas, artigos de blog, explicações técnicas.

O ponto de partida é sempre a audiência: quem é, onde está, onde vai visualizar e com que objectivo.

Porque o vídeo não deve ser único e igual para todas as plataformas, mas adaptado ao tipo e contexto de consumo.

Produção & Realização


A produção usa os meios mais adequados para dar corpo às estórias: captação de imagem real, desenvolvimento de motion graphics, cinemagraphs, gif's e ilustrações animadas para web, capturas de ecrã para tutoriais; são os mais conhecidos mas não os únicos.

Uma das grandes tendências na web tem sido o uso de imagens animadas em vez de fotografias, sejam gifs ou cinemagraphs ou animações em SVG. Conseguimos criar e decidir qual a melhor para cada uso.

Conteúdo Interactivo


As abordagens interativas no vídeo são libertadoras. Deixamos de estar limitados ao tempo linear e podemos saltar entre capítulos, responder a um quizz, ver a história de perspectivas diferentes, e entrar em conteúdo mais detalhado.

Esta abordagem pode ser usada em cenários de engagment da audiência, seja para entretenimento seja para formação online.

A interação transforma o utilizador de passivo para activo e interveniente na ação.

Quadrado ou Vertical


Dependendo da plataforma, devemos ponderar os formatos mais adequados.

Em quadrado resulta melhor no Facebook, por exemplo, ou em mobile resulta melhor em vertical, e ainda nem estamos a considerar todas as possibilidades da realidade virtual (VR).

A cada formato uma experiência mais adequada e melhores resultados.

Eventos em Streaming


Com a aceitação plena do Zoom e outras plataformas para a realização de reuniões e eventos, produzir um evento nestes formatos passou a ser mais simples e até eficaz na captação de novas audiências.

Diluem-se as barreiras físicas, a necessidade de deslocações demoradas, a geografia, e tornamos o conhecimento mais próximo de todos.

Seja na comunicação externa ou interna, os eventos em streaming são uma realidade e uma enorme facilidade.

Youtube Marketing


Continua a ser a plataforma de vídeo online primordial até ao momento. É por isso que se se dedica a esta plataforma, vale a pena tratar bem do seu canal para que seja um reflexo tão digno da sua marca como é o seu site.

As possibilidades de personalização permitem dar ao seu canal uma arrumação mais consistente com os objectivos da marca, bem como a criação de imagens de cover para cada vídeo, que depois aparecem em todas as listagens e partilhas.

O vídeo já não é uma tendência, é uma evidência


Um dos maiores problemas de usar conteúdos ricos na comunicação era a facilidade de distribuição, quer pelo seu peso quer pelas larguras de banda. Ultrapassadas essas questões e perante a eminência de comunicações 5g, comunicar em video será tão simples como fazê-lo por escrito.

Para concluir, o que podemos fazer pela sua comunicação em video?

Pensar na audiência, nos objectivos, nas plataformas, nas ideias e dar-lhe corpo, desde o guião, storyboard e produção e realização integral.

 

Pensamos juntos?

Procura um Design Studio?

Estamos à espera do seu desafio

Ligue ou escreva-nos

T +351 21 313 86 25

E [email protected]

Encontre-nos

Rua Filipe Folque, 2-1º E

1050-113 Lisboa

Portugal