Formação Online, Produção e Conteúdos

A formação online exige uma abordagem mais criativa, interactiva e acima de tudo mais equilibrada entre os vários meios, porque o formando está numa posição mais passiva e distante que precisa de ser activada.

 

Audiência e experiência


A criação dum curso em formato online, tal como noutras actividades de comunicação, começa pela definição clara de quem é a nossa audiência principal, que objectivos temos para a formação e como queremos que seja a experiência formativa.

Mesmo quando as ações de formação são obrigatórias e não a primeira escolha do formando, não há razão para que a abordagem ao curso não possa ser mais interactiva e interessante.

Uma formação presencial depende do formador, uma formação online depende do design do curso e é aqui que entram as nossas competências de Content Design e Instructional Design.

formação online producao conteudos online multimedia activemedia

Transformar o conteúdo em peças multimédia


A passagem de vários conteúdos técnicos para peças multimédia é um dos factores críticos de sucesso. O livro que se transforma em filme dá origem a uma obra diferente.

Acontece o mesmo na formação, onde temos que desenhar guiões para videos que precisam de ser curtos, interessantes, mas que não devem deixar de ser objectivos.

E esses videos tem possibilidades gráficas e de interação que ajudam a comunicar os conceitos.

Não basta colocar alguém em frente a uma camara, a apresentar um power point... temos que transformar isso noutra coisa diferente.

Depois temos o Design do Curso


O design do curso passa pela definição das várias etapas e das várias áreas de recursos, que se pretendem disponibilizar.

A partir do mesmo conteúdo técnico podemos criar videos lineares ou interactivos, quizz's, actividades de avaliação ou validação de conhecimentos, áreas de recursos adicionais na forma de documentos ou links para outras áreas.

Também se definem as regras de progressão no curso e a forma como o formando pode ou não aceder a mais conteúdo, em função do seu desempenho.

É este mix de elementos que traz riqueza e interesse aos cursos.

formação online design activemedia
formação online design activemedia

Produção de Conteúdos para Cursos Online


A nossa experiência de produção e realização de vídeo é uma mais valia na etapa de produção, conciliando abordagens mais jornalísticas, documentais ou ficcionais.

Damos a cada vídeo o estilo mais adequado à audiência e objectivos do curso.

Sempre que possível, sugerimos que exista uma figura humana nos nossos vídeos, porque isso facilita a passagem da mensagem e torna a comunicação mais próxima do formando.

O apoio em todas as formas de ilustração da informação ajudam a dar ritmo e dinâmica aos vídeos e a tornar a experiência mais rica e interessante para o utilizador.

Resumo do Curso de Segurança da Informação GNS.

Plataformas para MOOC


Para se lançar um curso online, seja em modo síncrono, com data e hora, ou assíncrono, no formato MOOC (Massive Online Open Course), é necessário uma plataforma de gestão do curso.

Nesta área temos já várias soluções de módulos para WordPress que permitem a criação do curso, das actividades, dos momentos de avaliação, a inscrição e gestão de formandos e formandores, com mecanismos de gamification, que ajudam a manter o interesse.

Somos todos competitivos e nada como um pequeno incentivo para manter o interesse!

Estas plataformas também já permitem uma abordagem hibrida, em que um regime online assincrono se pode conciliar com momentos síncronos para mentoria, presenciais ou através de vídeo conferência.

Avaliar e melhorar


Depois de lançada a primeira edição, há que analisar os resultados e perceber onde podemos melhorar ou optimizar os cursos para a próxima edição.

As mudanças, que acontecem em muitas áreas de conhecimento, também obrigam a uma actualização dos conteúdos, mas tudo isso é facilitado pelo formato digital.

formação online producao conteudos investimento sustentavel activemedia

Investimento sustentável


Por último, gostamos sempre de referir que o investimento em formação online é um investimento mais sustentável para as empresas.

A possibilidade de se levar o curso a muitas pessoas, em geografias mais ou menos distantes, facilita a adesão à formação, evita deslocações, reservas de espaços ou colaboradores afastados do local de trabalho durante muitos dias.

É claro que uma ação presencial traz à formação outras vantagens, mas esses momentos podem ser optimizados para serem mais pontuais, onde fazem falta, e não obrigatórios, onde não fazem tanto sentido.

Casos de Sucesso


Fruto da nossa parceria com a plataforma NAU, da FCCN, produzimos já vários cursos online para o INA, o Gabinete Nacional de Segurança ou a Área Metropolitana de Lisboa.

Mas, no nosso portfólio temos muitas outras entidades para quem já criámos cursos: IFB, Santander, DECO, Instituto Camões, Diaverum, ... e que mostram acima de tudo a nossa capacidade de entrar em diversos temas ou áreas de conhecimento.

Se a sua organização precisa de uma solução de formação online, porque não trocamos umas ideias sobre o assunto?

Projectos relacionados

MOOC sobre RGPD, Cidadãos e Implementadores

Curso MOOC "Património Cultural" na AML

Procura um Design Studio?

Estamos à espera do seu desafio

Ligue ou escreva-nos

T +351 21 313 86 25

E [email protected]

Encontre-nos

Rua Filipe Folque, 2-1º E

1050-113 Lisboa

Portugal