Um conteúdo… vários formatos

Os projetos de educação, formação ou sensibilização de públicos são para nós muito interessantes de desenvolver. Não só porque podemos usar a maioria das nossas competências e know-how, mas também porque nos sentimos a contribuir para um mundo melhor. E mais que projetos de design ou programação, aquilo que mais nos desafia nestes casos é […]

Um conteúdo... vários formatos 4

Os projetos de educação, formação ou sensibilização de públicos são para nós muito interessantes de desenvolver. Não só porque podemos usar a maioria das nossas competências e know-how, mas também porque nos sentimos a contribuir para um mundo melhor.

E mais que projetos de design ou programação, aquilo que mais nos desafia nestes casos é mesmo o desenvolvimento dos conteúdos.

Quer ajudar os seus filhos a perceberem o dinheiro e a gerirem as suas finanças pessoais?

Gerir e Poupar

Pensado para contribuir para o desenvolvimento e melhoria das competências de literacia financeira das crianças e jovens, apoiando a escola e as famílias nesta tarefa,  o site pretende apresentar os conteúdos de uma forma divertida, interativa e atrativa, com informação rigorosa, clara e acessível, orientando as crianças e os jovens para escolhas financeiras acertadas em situações e cenários da vida real.

Bem-vindos ao Gerir e Poupar.

conteúdos, conteúdos, conteúdos

O fator crítico de sucesso destes projetos é naturalmente a qualidade dos seus conteúdos e o seu rigor científico. E isso não faltava, nem em qualidade nem em quantidade. Mas atendendo aos públicos-alvo e à sua forma de consumo de conteúdos, exigia-se uma segunda tarefa, ingrata para os autores, mas necessária para o projeto: sintetizar e transformar conteúdos técnicos em conteúdos multimédia.

Apesar de sermos muito digitais, acreditamos ainda no poder duma folha de papel impressa. E depois de imprimirmos todos os conteúdos, passámos algumas horas a trocar e a “retrocar” folhas de sítio, reorganizando os conteúdos e tomando desde logo algumas opções sobre o formato final a dar aos conteúdos. Video? Motion-Graphics? Interacção?

porque não um blog?

Foi no decorrer do trabalho de escrita dos guiões e perante a quantidade de conteúdo que iria ficar de fora que se decidiu agregar num blog tudo aquilo que sobrava. Por um lado não os desperdiçámos, por outro não comprometemos o ritmo dos conteúdos vídeo com demasiada informação. Ao visitante é sempre dada a possibilidade de ler mais sobre o tema desenvolvido, no fim de cada capítulo interativo.

E por outro lado… nada melhor que conteúdo escrito para indexar um site.

O crescimento e atualidade do projeto ficam também garantidos, uma vez que em qualquer altura se podem acrescentar novos conteúdos ou atualizar os existentes.

No nosso portfolio encontra mais informação sobre a solução técnica do site.

90% conteúdos

Quando chegámos ao fim do projeto e olhámos para trás, sentimos que de facto esta foi a componente mais importante do trabalho, muito além das soluções técnicas desenvolvidas. E só com a boa base de partida foi possível gerar tantos novos formatos para uma mesma fonte.

Se estiver a pensar num projeto deste género, deixamos o nosso conselho: invista a sério nos conteúdos, vai ver que vale a pena.

voltar ao topoTo top