Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 09.04.2010

A Antropometria na nossa vida

antropometria_digital-signage-blog

O que é que a Antropometria tem a ver com a nossa vida profissional? Tudo, especialmente quando estamos envolvidos em projectos de digital signage onde a posição dos ecrãs é um factor crítico de sucesso do projecto.

O sítio perfeito

Normalmente a primeira preocupação é a de encontrar o sitio perfeito para impactar o cliente no espaço de venda, o utente no serviço publico, o visitante do espaço.

Temos que encontrar  todo e qualquer espaço que tenha visibilidade e impacto, queremos que o ecrã seja visto sem dificuldade, sem ser preciso procurar por ele, porque disso depende o sucesso da comunicação.

Encontrado esse sitio é depois frequente que questões ditas de construção civil ou limitações de instalação atirem com os ecrãs para locais perfeitamente errados do ponto de vista do utilizador. E é aqui que entra a antropometria, porque não vale a pena inventar a roda. Está lá tudo.

A experiência no espaço

O nosso visitante está de pé ou sentado? A quantos metros vai estar do ecrã? Como se vai comportar no espaço? Em função de cada uma destas questões assim o ecrã terá que estar mais alto ou mais baixo, mais próximo ou mais distante, ser maior ou menor.

Deixar que as limitações físicas imponham alturas ou posições impossíveis é meio caminho andado para inquinar o resultado final. E depois a culpa é sempre do mensageiro.

Com alguma frequência também costumo encontrar ecrãs tacteis que me obrigam a fazer a dança da chuva para conseguir tocar e interagir com a informação, porque ora temos botões em cima ou em baixo, informação fora do meu campo visual, etc etc. Aqui teremos um problema que tem mais a ver com a usabilidade mas onde a relação do humano com o espaço é também fundamental.

Beber das fontes

Por tudo isto, esta semana passei a ter mais um livro como referência obrigatória nesta actividade. Chama-se “As Dimensões Humanas no Espaço Interior” e recomendo vivamente a sua leitura a todos os que trabalham ou pretendam trabalhar nesta área de negócio. Além de o passarei a levar comigo nas visitas técnicas.

E como já me serviu para elaborar uma primeira recomendação de posição num projecto, partilho as novas medidas a considerar numa situação de passagem em corredores ou junto a expositores num super-mercado:

Foto by El Bibliomata