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Written by Jorge Oliveira / 05.10.2010

A importância da estratégia de conteúdos

Não posso deixar de partilhar esta apresentação “Are Content Strategists the Next Corporate Rock Stars?” numa altura em que tanto se fala da importância dos conteúdos e de haver uma estratégia clara para a sua utilização/construção e da importância de contarmos histórias que envolvam e aliciem os nossos clientes/amigos/fans.

Conteúdos podem ser sites temáticos, podem ser jogos, podem ser filmes ou series de tv, podem ser livros, podem ser aplicações móveis de reconhecido valor para o utilizador (ou porque o divertem ou porque lhe são úteis e indispensáveis para o dia-a-dia), podem ser músicas ou mesmo bandas, podem ser eventos…

Podem ser muitas coisas e em muitos formatos, numa verdadeira abordagem transmedia.

A nova cultura digital abriu portas a uma nova vaga de “profissões”, que não se sabe bem a quem se vão atribuir, mas serão certamente figuras transversais dentro das organizações, que conheçam as casas e a sua cultura de cima abaixo, para além das paredes e dos espartilhos dos departamentos. O outro novo papel em que estou a pensar é no gestor de comunidades.

Seja como for, é importante que esta abordagem comece a fazer parte dos planos de comunicação das marcas como forma de diferenciação e de distinção em relação ao excesso de ruído na área da publicidade tradicional.

Lembram-se de quando ver anúncios na televisão era divertido? Hoje fazemos zapping ou fastforward ou estamos a ver as séries por outras “fontes”, já limpas de publicidade mas não isentas de marcas.

A dúvida é saber qual das agências da área da comunicação a vai levar primeiro ao cliente: se a agência de publicidade se a de relações públicas ou se nenhuma delas e abrimos aqui uma nova frente.

Mas é uma frente necessária e asseguro-vos, pode ser bem divertida e com resultados acima do esperado.