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Written by Jorge Oliveira / 28.12.2011

Bons outdoors digitais

Para promoverem as novas abordagens aos outdoors digitais e ajudarem agências e clientes a perceberem o potencial do meio, a Ocean Outdoor, em colaboração com a Brand Republic, lançou um concurso de criatividade e ajudou com boas dicas.

E de facto o outdoor deixará de ser apenas um espaço para “colar” cartazes.

O The Art of Outdoor – Digital Competition já vai na segunda edição e os premiados não se limitaram a fazer outdoors animados. Criaram dinâmicas interativas, com realidade aumentada, com SMS’s, com convites à interação com o meio.

Adequar ao momento ou à informação

Diria que a sugestão mais interessante para a publicidade digital é a sua adequação ao momento, ou seja, dar mensagens em função da altura do dia, ou se quisermos ir mais além, em função de sensores de movimento ou de outros dados digitais obtidos por outras fontes.

As pessoas passam muito depressa? Abranda a mensagem, simplifica-a. Está um dia muito cinzento? Muda as cores de fundo do outdoor para simular um dia de sol. Estão a haver muitas pesquisas sobre determinado serviço na zona? Dá a resposta. Que horas são? Já é adequado passar este anúncio?

Divertir a audiência ou informar

As ações de guerrilha e de ativação das marcas já nos ensinaram que as pessoas gostam de se divertir e de interagir com as marcas, gostam de ganhar prémios, gostam de se ver nos ecrãs e também gostam de contribuir.

E em localizações específicas um outdoor pode ser mais que um elemento passivo de venda. Também pode contribuir para o bem-estar da audiência, para aumentar os níveis de informação da comunidade, para ser uma aula de ginástica para seniores…

E se de repente…

O outdoor deixasse de ser apenas um veículo de publicidade e pudesse estar disponível para outros usos pela comunidade? Usá-lo como tela de cinema numa noite de verão? Ligar uma consola para jogar? Programar aulas de ginástica? Passar informação municipal importante? Promover mini-referendos da freguesia apresentando os resultados da votação em tempo real?

Os suportes publicitários, com as novas capacidades do digital, podem evoluir para áreas de utilização diferentes, para as quais não foram pensados, mas às quais não se devem fechar para acrescentarem valor à sua oferta e “justificarem” a sua presença no espaço público.