Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 03.03.2014

Canal Alegro, a renovação

Sempre que nos envolvemos num projecto de digital signage, temos o hábito de dizer que o canal nunca vai ficar pronto porque a abordagem a um meio de comunicação digital é dinâmica, está em constante evolução e adaptação à audiência e às necessidades de comunicação da marca:

endless work in progress, é o nosso lema “secreto”.

Dois anos depois da primeira versão, analisando impactos e necessidades percebidas e novos comportamentos, foi altura de darmos ao canal uma nova roupagem, uma nova dinâmica e introduzir algumas alterações ao nível dos conteúdos.

Design do canal

O design do canal acompanhou uma mudança na comunicação da marca Alegro, com um tom que se pretende mais próximo do cliente, mas ao mesmo tempo trendy, ousado, fun, urbano e fashion. Imagens aspiracionais e de sonho, mas ao mesmo tempo reais e ao alcance da audiência.

As imagens ganham protagonismo, com mais espaço e novo tratamento, usa-se mais do que um tipo de letra, introduzem-se elementos gráficos desenhados à mão… linhas gerais a reter em todo o canal.

Reabordar os conteúdos

Ao nível dos conteúdos fizemos alguns ajustes. A agenda de eventos, anteriormente separada por temas, é única, permitindo que os eventos apresentados sejam mais variados. A cada evento foram adicionados layers de informação que permitem ler a oferta mais depressa e perceber o quê, onde e quando em poucos segundos.

As notícias ganham dois momentos de impacto. Primeiro o título com a fotografia de fundo, depois a noticia. As dicas de compras e promoções ocupam o ecrã por inteiro, e mais uma vez apostam na imagem para chamar a atenção.

A acompanhar as campanhas temáticas da marca, produzimos conteúdos que explicam e consolidam o conceito por detrás de cada tema: sabia que, quotes, dicas e conselhos, frases inspiracionais, micro-narrativas, …

Os eventos mais importantes são regularmente filmados e publicados no canal, para mostrar como foi e como pode ainda ser.

Ecrãs verticais

Uma das grandes alterações do canal foi sem dúvida a instalação dos novos ecrãs LCD: mais brilho, maior qualidade de imagem, melhor definição, mais luz… e tudo isso deve ser aproveitado para dar mais destaque aos conteúdos.

Com esta renovação colocaram-se os ecrãs das zonas de passagem na vertical. Este facto levou a uma abordagem aos conteúdos diferente, e também a grelhas de emissão diferentes.

Ligar às marcas

Outra das grandes alterações do novo canal é a sua maior ligação com as lojas e as suas promoções. Agora temos mais espaço para introduzir as marcas, as promoções, as aberturas, as ofertas, sugerir produtos, etc…

Missão cumprida… para já

Mais uma etapa, apenas mais uma. Como dissemos no inicio, um projecto de comunicação digital não tem fim, está sempre em movimento e mudança, e deve ser pensado em função do espaço, das pessoas, dos comportamentos, da experiência que queremos proporcionar e dos objectivos do negócio.

Portanto, se a sua marca precisa dum projecto de digital signage… fale connosco.