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Written by Jorge Oliveira / 25.06.2012

Canal Alegro

Lançado em 2007, o Canal Alegro, presente no Centro Comercial Alegro de Alfragide, está agora sob a nossa gestão criativa e de conteúdos e foi totalmente revisto e readequado.

Um novo conceito de comunicação, uma nova identidade visual, uma nova abordagem aos conteúdos e à sua forma de actualização e uma nova plataforma tecnológica de gestão do canal, tornam-no mais próximo da vida do centro, da experiência do visitante e das necessidades de comunicação da marca e das lojas presentes.

informação e entretenimento para todos

Na abordagem à construção do canal não esquecemos de que a maior parte dos visitantes do centro são regulares. Ou porque vivem perto ou porque trabalham nas imediações.

Entreter e informar estes clientes regulares é importante e levou à criação de uma serie de templates informativos temáticos: Alegro, Arte, Atitude, Miúdos, Música e Palco; adequados ao posicionamento da marca e apostando em eventos na zona de influência do centro.

Se a maior parte dos templates divulga lazer, no “Atitude”, queremos promover e divulgar as iniciativas ligadas à sustentabilidade, à inovação, ao empreendedorismo e à cidadania, temas em voga e a precisarem de palco.

Sendo um centro comercial familiar, houve a preocupação de só passar alguns conteúdos a horas apropriadas, nomeadamente os trailers de filmes para maiores de 16 (só passam depois das 21h) ou que pelo seu conteúdo são considerados menos adequados a menores de idade.

Descubra o Canal Alegro from Active Media on Vimeo.

 

canal diferenciado

O canal terá 3 áreas de visualização distintas: nos elevadores, um canal de boas vindas e de informação promocional rápida e simples dado o pouco tempo de presença perante os ecrãs, o canal nas zonas de passagem do centro comercial, com conteúdos mais demorados mas muito visuais e apelativos, e a zona da restauração, onde o plasma wall tem um papel de maior entretenimento, apostando na maior presença dos clientes durante as refeições e tempos de convivio.

canal comercial

As lojas e marcas presentes dispõem neste momento de outra forma de promoção: quer pela difusão de spots comerciais adequados ao canal quer pela divulgação dos descontos da newsletter mensal.

Queremos com isto fazer o que é natural: ligar o canal ao espaço e fazer dele uma parte integrante e importante da comunicação com o visitante.

plataforma Ubisign

A gestão de conteúdos no canal é agora assegurada pela Ubisign, que sendo uma plataforma disponível através da cloud, nos permite gerir o canal a partir de qualquer ponto, reduzir o tempo de espera entre a aprovação de conteúdos e a sua publicação, diferenciar conteúdos por dia e hora e diferenciar programação por zonas do centro, sendo cada uma delas independente.

conteúdos dinâmicos

Ao nível dos conteúdos, o acesso aleatório à informação quebra a sensação de que o canal está sempre igual. Não está. Tudo muda e pode ser mudado através de configurações em XML que têm impacto ao nível dos templates informativos desde as cores com que se apresentam no canal, que informação disponibilizam, e de que fontes.

conteúdos adequados ao conceito

A inclusão de outros conteúdos no canal têm sido alvo de um grande trabalho de adaptação, nomeadamente ao nível dos trailers de cinema. Queremos que os conteúdos, sem perderem a sua relação com a sua fonte e origem, possam viver bem dentro do conceito gráfico do canal, assumindo elementos gráficos e de animação.

um projecto muitas mãos

Cada vez mais acreditamos que a colaboração é essencial para o bom desenvolvimento destes projectos. Mais uma vez contámos com a Joana Muge no conceito gráfico e no desenvolvimento dos motion-graphics, e desta vez já como freelance, do Hugo Fernandes no desenvolvimento dos templates em flash.

A gestão tecnológica do canal continua com a Fujitsu.

fale connosco

Se está a pensar lançar um canal digital na sua organização ou se pretende renovar o que existe e se acredita na nossa experiência para levar o projecto a bom porto, fale connosco.