Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 08.10.2010

Canal Auchan, impacto real nas vendas

Uma das principais dúvidas que ainda existem em relação aos canais de comunicação nos pontos de venda é o da sua eficácia enquanto meio de comunicação.

Quando assumimos a reformulação do Canal Auchan, o nosso principal objectivo foi fazer dele um canal eficaz e com influência real nas vendas dentro da loja. Mas só com resultados efectivos o podíamos provar.

E foi dessa eficácia que fomos à procura.

Preços Bomba

A campanha de comunicação Preços Bomba desenvolvida pelo Auchan serviu de teste e seguindo o mesmo conceito de comunicação que temos para os outros conteúdos do canal: curtos, objectivos e simples; criámos uma promoção com cerca de 7 segundos, onde aleatóriamente entravam vários produtos, mas sempre um de cada vez. Em termos probabilisticos todos terão tido o mesmo tempo de exposição.

Os produtos escolhidos não tiveram outro tipo de promoção na loja, quer nas semanas antecedentes quer durante a campanha.

A inserção no canal foi o mínimo definido: 1 spot em cada 3 minutos, durante uma semana (de 5ª a 4ª-feira).

Veja uma demo dos “Preços Bomba”

Os Resultados

Os produtos promovidos no canal venderam mais nessa semana que no mês anterior, alguns com crescimentos surpreendentes.

Nas semanas seguintes houve produtos com impactos residuais, mas isso agora leva-nos agora a uma segunda análise de percebermos que categorias resultam melhor e quais as que podem precisar de outro tipo de comunicação.

O Canal Auchan prova assim a sua eficácia como acelerador de venda promocional. Deixo aqui a primeira semana de resultados e se este assunto lhe interessa estamos disponíveis para conversar.