Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 22.11.2011

Canal SVC2Lx

 

A utilização do digital signage como meio de comunicação é cada vez mais abrangente e a sua utilização em eventos é muito interessante pelas vantagens que apresenta: mais e melhor comunicação e potenciação do networking.

Para o Silicon Valley Comes 2 Lisbon criámos um canal temporário com duas funções distintas: um canal de informação e um canal de palco.

Canal de Informação

Ao canal de informação, disponibilizado junto à entrada das salas da conferência, demos várias funções:

  • comunicar o programa do evento, dando sempre destaque ao que estava a acontecer no momento da visualização;
  • comunicar os sponsors do evento, dando-lhes maior destaque e relevância e impactando de forma direta os participantes;
  • mostrar os comentários do twitter por sala, associando às várias hashtags do evento a cor da sala onde se realizavam as sessões foi uma das exigências
Canal de Palco

O canal do palco tinha uma função mais restrita. Servia para apresentar o nome dos oradores, promover o sponsor da sala e a hashtag da sala para onde deviam ser feitas as perguntas e os comentários aos oradores.

O que tentámos fazer foi criar um canal de perguntas que podiam acontecer a qualquer altura da apresentação e que dessem no final origem a uma dinâmica de respostas não totalmente dependente da vontade da assistência.

Flash + ActionScript + XML + Dropbox

O canal foi na sua maior parte desenvolvido em Flash, com informação dinâmica em formato XML e pesquisas diretas ao stream do Twitter pelo conjunto de hashtags, numa programação que se revelou mais exigente pela necessidade de conjugar as pesquisas em pares: #svc2lx + #cgd, ou + #cisco ou + #betai e atribuir a cada par a cor respetiva.

A informação dinâmica estava residente na Dropbox para facilitar o acesso a qualquer altura do evento. Esta solução de partilha de ficheiros baseada no conceito de cloud tem-nos sido muito útil neste tipo de projectos.

powered by Ubisign

A gestão do canal foi feita com o software da Ubisign, o mesmo que estamos a utilizar para gerir o Canal Tangerina, e que por ser uma solução baseada na nuvem nos permite estar sentados na assistência do evento e poder fazer alterações aos media presentes no canal.

Follow me!

Tópicos deste artigo