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Written by Jorge Oliveira / 12.07.2011

CanalTangerina, digital signage for brand activation

Acreditando na potencialidade dos meios digitais para a comunicação e activação das marcas no ponto de venda, desafiámos a Galp Energia com um novo conceito de canal que agora inicia as suas emissões.

Bem-vindos ao CanalTangerina.

Nova posição dos ecrãs

O novo conceito começa pela mudança de posição dos ecrãs fruto da alteração de conceito das lojas TangerinaCaffé. Deixámos de estar na linha das caixas de pagamento para estarmos a comunicar na zona do café, com impacto quer no balcão quer no espaço onde se tomam pequenas refeições.

Temos agora um público com outro ritmo e outro tipo de disponibilidade: a maior parte das pessoas que passa pelo café fica mais tempo em frente ao ecrã, quer esteja no balcão quer esteja sentado.

Canal para as marcas

Queremos criar um canal de comunicação alternativo, que siga uma linha de activação das marcas, da guerrilha, do impacto imediato pela diferença da comunicação.

Isso implica trabalhar com as agências e as marcas para encontrar estes pontos de diferenciação. A dinâmica e os constrangimentos destes canais desafiam para outras abordagens que tornem a comunicação mais efectiva.

Apostar no brand-entertainment como forma de potenciar as compras de impulso é outro dos objectivos do canal.

Tudo isto procurando provas de eficácia do canal, tal como já fizemos noutros projetos. É essencial que o canal prove ser eficaz, mais que os números de audiência potencial.

Novos conteúdos

Apesar do potencial de mais tempo de visualização, sabemos que não queremos um canal informativo que implique uma leitura demorada do conteúdo.

Queremos piscar o olho e dar pequenas surpresas: esta é a primeira linha do nosso briefing interno. Além de que está definido que queremos fazer experiências de ligação com as redes sociais.

Nova plataforma de gestão

Para a gestão do canal estamos a plataforma da Ubisign, que além de parceira, é patrocinadora do projeto.

A nova plataforma, disponibilizada no modelo SaaS (software as a service) permite uma gestão muito eficaz do canal e acrescenta-lhe possibilidades interessantes do ponto de vista da publicidade: campanhas com vários spots para o mesmo espaço em grelha? Campanhas em dias e horas específicas? Happy-hours? Gestão posto a posto? Sim, sim e sim.

Como a isto ainda podemos acrescentar algumas das “inteligências” que temos desenvolvido em Flash, duplicamos as possibilidades de criar comunicação direcionada e segmentada.

Onde pode ser visto

O CanalTangerina está para já num conjunto de lojas de conveniência de áreas de Serviço Galp escolhidas pela sua relevância em termos de tráfego e pela diferença de comportamentos dos clientes: Oeiras A5, Oeiras Parque, Seixal A2, Aeroporto 2ªCircular, Aveiras e Pombal, foram as escolhidas.

O alargamento a outras lojas e regiões está previsto em função da boa resposta do mercado ao novo meio.

Deixo-vos um teaser do canal, a apresentação comercial e o desafio de trazerem as vossas marcas para o novo canal porque as possibilidades são muitas.

Podemos falar?