Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 07.07.2008

Cinema a pedido

Moviemobz

A pretexto de várias coisas, recordo-me de umas aulas de cinema com o António Pedro Vasconcelos, de onde saiamos todos com a sensação de não ter visto qualquer filme na vida, porque as referências que nos dava eram para nós ilustres desconhecidos.

Com a net e a banda larga consigo hoje, facilmente, obter mais informação e com a ajuda de algumas redes de partilha aceder ou ver online os filmes que já passaram ao estatuto de clássicos ou que circulam apenas nos circuitos independentes, sem exibição ou venda em dvd.

Em alternativa posso estar mais atento à programação da cinemateca ou pertencer a algum cineclube.

No Brasil surge uma outra forma de tornar estes e outros filmes acessíveis com a ajuda das redes sociais. E o processo é muito simples. Basta entrar no site MovieMobz, fazer o registo, escolher o filme, dizer em que sala de cinema o quero ver, partilhar a informação com os amigos e esperar que exista um número mínimo de potenciais cinéfilos para que a sala agenda o filme.

Mais do que uma rede social, prevejo aqui uma bela forma de rentabilizar tempos mortos das salas de cinema, criando uma programação alternativa a pedido dos espectadores. O verdadeiro cinema on-demand. E porque não?