Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 28.11.2013

Conteúdos vídeo em canal privado

23video-blog

É curioso pensar como a comunicação através do vídeo andou moribunda com o aparecimento da internet. Mas afinal aquilo que o ameaçava de extinção é agora o que lhe dá mais força: as larguras de banda cada vez maiores, o valor do alojamento em servidores na cloud é cada vez menor, as ferramentas de criação são cada vez mais acessíveis e a qualidade final é extraordinária e muito acima do esperado.

O vídeo não morreu, adaptou-se e está muito melhor.

Conteúdos ricos

Penso que não vale a pena alargar-me muito sobre a vantagem do vídeo sobre outros meios: envolve muitos dos nossos sentidos,  facilmente transmite um tom e um sentimento, é uma experiência mais completa que ler um artigo longo, pode ser educativo, instrutivo, …

e é um conteúdo verdadeiramente rico e agradável com um elevado potencial de “viralidade”.

A revolução Youtube

Aquilo que ao principio estava confinado a meios físicos de distribuição: o velhinho DVD, a saudosa cassete, a agendada emissão televisiva; vive agora na nuvem e chega-nos de qualquer maneira a qualquer um dos nossos ecrãs. E acima de tudo foi isso que deu novo impulso ao video. Agora temos como difundir e em boa parte isso deve-se ao Youtube.

Formação e comunicação interna

Mas uma área ainda pouco explorada na criação de canais de vídeo, é comunicação interna e a formação de colaboradores. Uma área normalmente sensível para estar disponível em canais abertos e demasiado complexa de gerir se os quisermos com acesso restrito.

Existem também, em muitas organizações, restrições de acesso a estes canais, porque além do conteúdo que interessa veem também os outros, os que distraem. E se a solução for a criação de um canal de vídeo nos servidores internos para obviar a estas questões, contem com a forte oposição do IT.

23vídeo: a solução

É para ajudar a resolver estes casos, e outros claro, que surge a 23vídeo, uma start-up dinamarquesa de que somos parceiros (e que isto sirva de disclaimer), capaz de apresentar uma boa solução para a criação de canais de vídeo em ambiente controlado.

Querem disponibilizar todos os vídeos da empresa apenas aos colaboradores? Com todo o processamento e carga em servidor externo mas vedado ao mundo? Com total personalização do site à imagem da marca? Sim, é possível.

Conteúdos + difusão = comunicação

Imaginem a facilidade de poderem estruturar cursos de formação, com componentes de vídeo, apresentarem as campanhas de marketing com todo o poder da imagem, anteciparem reorganizações com mensagens internas dos responsáveis, apresentarem case studies internos de utilidade para os restantes colaboradores…

Assumam que a difusão e tudo o que ela implica está resolvido. Vamos pensar na estratégia de comunicação interna com recurso ao vídeo e em convergência com os restantes meios?

Passem pelo site da 23video, vejam alguns dos case studies publicados e se quiserem trocamos umas ideias sobre o assunto.