Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 26.10.2011

Da ida à Upload Lisboa 2011

http://www.flickr.com/photos/catroga/6249906939/sizes/l/in/photostream/

Fui à primeira, faltei à segunda mas não quis faltar à terceira. Antes tarde que nunca e porque o assunto ainda não foi esquecido, a minha leitura da Upload Lisboa 2011.

3ª edição

Assumidamente uma conferência dedicada aos temas das redes sociais na perspetiva da comunicação e do marketing, a Upload está a ganhar o seu espaço e só lhe vejo razões e motivos para se tornar maior e com mais poder de influência.

Tem a grande vantagem de ser uma conferência despretensiosa e de se focar no essencial, o que faz do evento uma experiência muito agradável. O formato ainda se rodeia de algum formalismo que se resolve facilmente: os painéis de debate são sempre um martírio de ritmo e tempo; a “mesa da presidência” bem pode desaparecer, já não se usa, e o Rodrigo Saraiva tem estofo para apresentar e intervir com os oradores noutra abordagem de palco, os coffee-breaks ainda estão muito 1.0.

Portanto… espaço para melhorar. 🙂

Facebook, on+off e ux

O alinhamento das apresentações foi muito bem conseguido, tirando um ou dois erros de casting, mas no final ficaram na memória as que valeram mais a pena.

Gostei bastante da apresentação da Inês Mateus, da Samsung, e da forma como procuraram descobrir o tipo de interação e conteúdos mais adequados aos fans da página da Samsung Portugal. Um trabalho consistente, feito com método e rigor.

Da apresentação podem-se extrapolar muitas conclusões,  a mais importante é que cada responsável por uma página de marca no Facebook deve fazer o mesmo percurso e descobrir onde consegue a melhor relação com os seus fans, para que isso seja de facto uma relação de longo prazo, consistente e não apenas suportada em acções pontuais a reboque dos passatempos.

A segunda preferida foi a do João Vitória, que nos deu a visão da relação entre online e offline, área pela qual nos embrenhamos muitas vezes, nomeadamente quando toca em projetos de digital signage, onde a preocupação não é apenas a comunicação pela via digital mas também a relação que se estabelece no espaço.

O Bruno Figueiredo deu excelentes pistas na forma como devem ser estabelecidas relações online que melhorem a experiência do utilizador. Senti que foi das apresentações mais incompreendidas pela assistência mas estava cheia de pistas e extrapolações que se podem fazer para outros tipos de relações com clientes. A ver com atenção.

As restantes apresentações (ainda não todas) podem ser vistas no slideshare.

venha de lá a 4ª edição

Resumindo, tenho cada vez mais prazer em ver estes eventos a vingarem e a ganharem o seu espaço e audiência. Fazem falta para que as comunidades se desenvolvam e as tribos comuniquem.

Parabéns à organização pelo seu empenho e dedicação! Nós ficamos à espera da 4ª Edição em 2012!