Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 12.01.2010

Depois do Café

Depois do Café na Active ficámos de rastos. 🙂

Mas também ficámos bem impressionados com a qualidade e abordagem de muitas das pessoas que nos visitaram e se vieram dar a conhecer. Foi uma boa experiência e iremos repeti-la de certeza.

Agora passamos à segunda fase, na forma mais tradicional.

Mas depois desta aventura volto a pensar que mais tarde ou mais cedo me vou começar a esquecer das pessoas e das propostas, e por mais organizado que possa ser, arrumar umas dezenas de cv’s é obra e pensar em os voltar a folhear ainda pior (mesmo que seja em digital).

A solução passa de facto pelas redes sociais e é aqui que os candidatos devem investir algum do seu tempo de “procura” de trabalho: a construirem uma presença e uma “marca” pessoal que o empregador recorde, no momento em que necessita de procurar a pessoa certa, para uma determinada função.

Seja no Linkedin, no Twitter, num blog, numa rede de protfolios online como a Behance ou no YouTube, é essencial construirem um portfolio online, mantê-lo actualizado e procurar seguir as pessoas ou as empresas onde pretendem ser entrevistados ou onde já foram.

A ideia é manterem-se próximos sem que isso signifique encherem a caixa de correio da empresa com mais informação, a não ser que seja de facto muito relevante. Um mail mal lido é rapidamente arquivado ou apagado, um post num qualquer perfil fica lá para ser lido em qualquer altura, por mim ou por outros, e isso aumenta as possibilidades.

Portanto, mãos à obra. Fico à vossa espera.