Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 05.03.2014

Design com conteúdo real

Ando a pensar que o software de design (Photoshop, Fireworks, …) devia integrar com feed’s de conteúdo ou fazer chamadas à base de dados, para que no design dos ecrãs, sejam sites ou canais multimédia, os elementos usados sejam já os reais.

photoshop get_title

Imaginem que ao escolher a ferramenta de criar texto tivesse logo que indicar o que era esse texto: um titulo, uma sub-titulo, o corpo… e em vez de andar a escrever conteúdo falso ou a usar o famoso lorem ipsun, aparecia logo o título real. Ou que na indicação de imagem ia buscar a fotografia real, limitando-a ao seu tamanho e condições.

Imaginem a quantidade de novas soluções que poderiam surgir quando o constrangimento se tornasse real. Ou que perante o exercício do design, o editorial pudesse logo acrescentar mais informação ou rever algumas coisas, ainda antes de se partir para o desenvolvimento.

Informação dinâmica

Esta necessidade ou desejo, como preferirem, faz-me ainda mais sentido nos projectos de digital signage, onde temos que desenvolver templates para suporte de conteúdos dinâmicos (notícias, agendas de eventos, promoções, …) que vão estar sempre em actualização, com pouca intervenção humana.

A quantidade de ajustes realizados após o desenvolvimento e programação, quando os templates começam a apresentar o conteúdo real, podem ser enormes. Reduzem-se com a experiência, é certo, mas acabam sempre por acontecer quando é menos desejado.

É de qualquer forma um processo iterativo interessante, mas que podia ser mais ágil, e com a quantidade de conteúdo já residente em base de dados, é uma pena que essa ponte não exista ou possa ser criada.

Acredito que com a necessidade crescente de dar visibilidade a muitos dados armazenados, esta necessidade possa surgir cada vez mais, e que mais tarde ou mais cedo surja uma solução interessante de design com conteúdos reais.

Se quiserem acrescentar algo a esta ideia, façam favor. O que seria a solução ideal?

Follow me!