Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 04.06.2012

Digital signage + Feed’s + QRCode + WebApp = UX

À semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, a edição de 2012 da UXLx contou novamente com um canal digital a servir de ponto de contacto e de convergência de várias plataformas de informação.

E com a experiência ganha nos anos anteriores e noutros eventos, decidimos testar algumas alterações à forma de fazer o canal e de apresentar a informação.

Ecrãs verticais

Este ano decidimos fazer o canal na vertical e com isso ganhar espaços de permanência da informação. Nas edições passadas sentimos que a agenda do evento era uma das informações mais procuradas, apesar de estar em praticamente todo o lado. Mantivemos a questão de apresentar apenas o que está a acontecer em função da hora, o que ajuda a leitura.

E a agenda serviu exactamente para fazer a separação entre áreas: uma de informação obtida noutras fontes (twitter, meetups e ofertas de trabalho inseridos no site do evento) e a área de sponsors que ficou assim sempre presente também, dando mais visibilidade a quem apoiou a conferência.

Toda a gestão de canal foi suportada na plataforma da Ubisign.

Mensagens rápidas

Outra necessidade sentida pela organização foi a veiculação de mensagens breves na zona de check-in. Informações de última hora, reminders, etc. Este foi um ecrã que ficou na horizontal e foi alimentado por um WordPress com o tema P2, para que o processo de escrita fosse muito rápido e sem necessidade de andar a navegar pelo backoffice.

QR-Codes e WebApp

Como patrocinadores da iniciativa, decidimos criar um micro-site que nos apresentasse junto dos participantes do evento. E sabendo que a maior parte deles está a navegar em smartphones ou tablets, criámos uma WebApp e publicámos o link com recurso ao QR-Code que está na imagem lá de cima.

Para quem não tenha um device com a aplicação de scan, fica aqui o acesso à WebApp.

DS + Feed’s + QRCode + WebApp = UX

Mais uma vez demos algumas voltas que podem parecer estranhas mas que fazem sentido se pensarmos que aquilo que mais importa neste tipo de projectos é a experiência que queremos dar ao utilizador e o tipo de informação que queremos veicular tendo em conta o seu contexto. Pouco mais.

Se isto faz sentido para a sua organização ou para o seu evento, fale connosco e de certeza que encontramos uma solução de comunicação digital adequada.