Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 18.05.2011

Digital Signage na UXLx

Para que serve o digital signage num evento? Para comunicar, para informar mas também para gerar relações entre os participantes.

No segundo ano de colaboração com a UXLx, voltámos a desenhar e a instalar durante os 3 dias da conferência um canal multimédia onde além da apresentação do evento tentámos criar relações com os participantes.

Digital Signage 2.0

Não foi uma relação interativa, é certo, mas o facto de se apresentar no ecrã o stream dos vários tweets sobre o evento levava várias pessoas a:

  1. fazerem o seu próprio tweet para o verem no ecrã e criarem alguma conversa
  2. descobrirem outros participantes, passarem a segui-los e eventualmente virem a encontrá-los presencialmente.
Programa On-line

Sendo um evento com um programa recheado e algumas sessões livres, é sempre interessante dar visibilidade às sessões a decorrer e às próximas, ajudando o participante a orientar-se e até em conversa com outra pessoa, discutirem sobre a melhor opção.

Sponsors e Parceiros

Dar visibilidade aos vários sponsors e parceiros do evento através dos seus filmes promocionais é mais interessante que apenas os elementos estáticos nos materiais impressos. Pode até ser uma forma de dar visibilidade a algum parceiro de última hora ou a uma promoção especial como sejam descontos em livros, na subscrição de produtos, etc.

On stage

Alguns oradores têm nomes muito estranhos… assim como as suas apresentações. Porque não deixar sempre presente o nome e o tema? na próxima edição acrescentaremos o Twitter, para se poder referenciar quem está em palco.

Esta abordagem foi totalmente produzida em flash, com a navegação pelos oradores feita através do teclado, o que permitia de forma muito rápida mudar o nome, sem necessidade de entrar em qualquer back-office.

Ubisign, software as a service

Para a gestão do canal contámos com o software e serviços da Ubisign que nos permitem fazer tudo o que gostamos e ainda inventar mais umas coisas: publicar alguns conteúdos apenas em determinadas horas, organizar conteúdos por temas para só tocar um de cada vez na grelha, gerir o canal a partir de qualquer computador, publicar novos conteúdos e vê-los na emissão alguns minutos depois.

Fácil mais fácil não há. Confesso que a grelha esteve em processo até ao dia de montar o canal, porque todos os dias experimentámos alinhamentos diferentes.

Conjugando esta facilidade com algumas programações em flash, o canal portou-se como esperado durante os 3 dias. E no último da até se despediu das pessoas.

Quer comunicar no seu evento?

Temos a certeza que será um ponto de atracção e de geração de relação entre as pessoas. Fale connosco e pensaremos numa solução adequada ao seu projeto.

Follow me!

Tópicos deste artigo