Question Everything .is/listening
Written by active / 17.05.2015

E tudo a Internet mudou…

A 17 de Maio comemora-se o Dia Internacional da Internet. Esta é uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2006, que é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, e visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos.

Esta iniciativa, à qual Portugal aderiu, conta com a organização de eventos que promovem a utilização da Internet e a exploração das suas capacidades.

O aparecimento da Internet originou uma enorme mudança no nosso quotidiano não só alterando a forma como comunicamos entre nós, recorrendo a emails, a chamadas eletrónicas ou a mensagens instantâneas, usando plataformas como Whatsapp ou Messenger, bem como a maneira como procuramos e recebemos informação, na qual a palavra Google na expressão “Google it” se tornou um verbo de ação para esclarecer muitas dúvidas ou comprar bens e serviços.

JustGoogleIt

A Internet em Portugal

Em Portugal, coube ao ensino a primeira ligação à Internet.

Após algumas experiências, a Universidade do Minho foi a pioneira neste passo tecnológico, com o seus docentes a estabelecerem uma ligação IP com a University of Manchester Institute of Science of Technology. Foram os primeiros passos para a entrada do país num novo mundo de possibilidades.

LigadosInternet

Em 1992, a FCCN iniciava registos de domínios em .pt e em Dezembro, de 1993, existiam 40 domínios .pt registados. O primeiro servidor Web nacional foi activado pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) em 1992.

Hoje é uma espécie de cordão umbilical

Criada nos rescaldo da Segunda Guerra Mundial, para assegurar as comunicações em caso de ataque nuclear, a Internet tornou-se, hoje em dia, numa ferramenta imprescindível na vida de milhões de pessoas.

A Internet é atualmente um elo que nos liga à vida. Poderá ter uma tom hiperbolizado, mas o que é certo é que grande parte da nossa vida anda muito à volta do que a Internet nos possibilita. A nossa vida profissional, a nossa vida social, o nosso lazer, a actividade informativa e todo um vasto leque de serviços em que nos apoiamos mexem intimamente na nossa relação com o mundo.

DiaMundialDaInternet

E a sua evolução tem sido brutal. Ainda se lembra como eram os sites há 20 anos atrás? A CNN agrupou uma série de imagens que nos fazem recuar até aos anos 90, quando a World Wide Web ainda dava os primeiros passos e o Observador acrescentou mais umas quantas.

Pegando um pouco nas palavras de Bill Gates, a Internet tornou-se na praça do povo para a Aldeia Global.