Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 17.03.2015

Energia Fantasma, a aventura do vídeo interactivo

É um jogo? É um vídeo? É as duas coisas. Bem-vindos à aventura do vídeo interactivo que realizámos para o projecto Energia Fantasma da DECOJovem, uma aventura já há muito desejada aqui por casa.

Era uma vez

O projecto começou a ser desenhado para animar a presença do projecto na Futurália, e algumas ideias depois pensámos em fazer um vídeo em modo interactivo, um vídeo onde se pode clicar e tomar decisões e com isso mudar o rumo da história e, ao mesmo tempo, sensibilizar os jovens para o tema dos desperdícios energéticos.

O formato final acabou por ser o de um Quiz, com 5 perguntas e 3 possibilidades de resposta, em vez de uma narrativa mais complexa. O tempo de atenção a que poderíamos aspirar e o comportamento dos jovens no evento não eram compatíveis com uma experiência passiva.

E diria que se tivesse sido um quiz feito com elementos gráficos, o resultado não teria sido tão impactante. A percepção de que se podia clicar no vídeo, na própria imagem, existissem elementos gráficos a marcar os botões ou não, deu ao projecto o destaque que se pretendia e encheu o stand de candidatos ao jogo.

As vantagens do Interlude

Para a montagem do vídeo, escolhemos a plataforma Interlude, e a resposta não podia ser melhor. Desde a facilidade de criação das árvores de navegação, ao tratamento dos conteúdos, aos elementos nativos que se podem usar, à fluidez com que a plataforma trata os vários vídeos. É difícil perceber que de facto estamos a ver segmentos de vídeo diferentes, não editados previamente.

Este foi outro dos desafios do projecto: desmontar das nossas cabeças o modo linear de editar vídeo e conseguir isolar clips, cada um com o seu tratamento, que só ganhavam sentido depois de inseridos na plataforma.

Experimentem também explicar à equipa de captação de imagem que a entre um plano e outro não vamos ter o ponto de ligação certo. E que temos que filmar de forma muito mais segmentada que o habitual. E que naquele plano tinhamos que fazer 3 alternativas. Pois é… desafios uns atrás dos outros.

Sempre online e versões

Se por um lado vimos muito mais barras de progresso do famoso “render”, também passámos pela alegria de conseguir publicar várias versões do projecto, ter uma diferente no site e outra na feira e corrigir pequenos bugs sem que isso implicasse parar nada. E mais versões se seguem, porque depois da Futurália o Energia Fantasma vai a outros eventos.

No final, aquilo que mais importou foi que, nos 4 dias de feira, o ecrã nunca esteve abandonado, e contas por alto, é multiplicar as cerca de 500 vezes que foi jogado o vídeo x uma média de 4 pessoas de cada vez, para percebermos que passámos conhecimento a muito mais de 2000 jovens.

Agora… ficaram curiosos? É normal. O jogo está no site do Energia Fantasma e disponível para jogarem e avaliarem o vosso conhecimento sobre o tema.

Depois digam o que acharam. E se já agora quiserem, podem participar no concurso, em família ou entre amigos. Têm até dia 20 para se inscreverem.