Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 27.11.2008

Gestão de projectos, de equipas e a comunicação interna

Desde que nos conhecemos como empresa que este tema é recorrente e temos perdido algum tempo a procurar a melhor forma de gerir os nossos projectos, recursos e a comunicação interna sem que isso se torne um monstro a precisar de mais gestão que a vida diária.

Gostamos da fluidez dos processos e da visão imediata do estado das coisas e por mais softwares de gestão de projecto que se tenham adoptado, instalado e etc, o que é certo é que mais cedo ou mais tarde deixamos de os usar porque o tempo que nos exigem se torna insuportável.

Com a mudança de instalações conseguimos “instalar” o que é até hoje o melhor sistema de gestão: uma parede pintada com tinta de ardósia e onde se vão escrevendo as tarefas em curso. Simples? Sim, muito. E visual e rápido e eficaz. E fácil de gerir também. Um pano húmido e um pau de giz, ou vários, com cores e códigos.

O servidor de partilha de ficheiros e documentos por projecto é outro ponto chave. E ontem acrescentámos algo que se está a revelar uma bela ferramenta de comunicação interna, o Yammer.

O Yammer é uma especie de Twitter só que corporativo, privado e interno, onde se podem criar grupos de utilizadores, partilhar ficheiros e etc. Em vez dos tradicionais IM’s (vulgo MSN’s, Skypes, etc), toda a nossa comunicação interna breve e rápida se faz por aqui.

Na sequência de um outro post que aqui fizemos sobre o email, começámos a reparar que muitos dos emails internos trocados tinham 3 palavras e muitas vezes obrigavam a uma conversa mais alargada e rápida que se perdia no send/get. Agora ganhámos fluidez na conversa, na rapidez na passagem da informação com a privacidade necessária ao negócio.

Mas o nosso quadro preto continua a ser o elemento central. Old meets new. Estranho? Talvez. Mas eficaz.