Pixel ID
Question Everything .is/listening
Written by active / 12.08.2015

Google passa a uma letra do Alphabet(o)

A Google continua a surpreender-nos. Depois de desvendar o Material Design Lite, desta vez a Google Inc. anunciou que pertencerá a uma nova companhia designada Alphabet Inc.

Larry Page deu o mote para a razão desta mudança: o universo de produtos e empresas tornou-se demasiado grande para existir sob a designação Google. 

Um anúncio e um easter egg

Antes de falarmos das implicações deste anúncio, apenas uma curiosidade. Já ouviu falar na série Silicon Valley? O anúncio da Alphabet teve um brinde que os fãs da série terão gostado. Um brinde que está num mero ponto final. Mas, vamos explicar.

Indo até ao link abc.xyz, o site do Alphabet, e expandindo a mensagem de Larry Page, ao clicarmos no “more”, descobriremos uma parte do texto que fala sobre drones. Clicando no ponto final a seguir a “drone delivery effort … voilá! Eis o Easter Egg. O link redirecionar-nos-á para o site hooli.xyz, uma empresa fictícia de drones, que surge na série da HBO.

eastereggalphabethooli_03

Alfabeto de ‘A’ a ‘G’

Mas afinal, o que é a Alphabet Inc.? A Alphabet, ‘Alpha’ para Retorno sobre investimento e ‘Bet’ para Aposta, é sobretudo uma coleção de empresas, das quais a Google faz parte e é, inclusive, a maior.

Com apenas dois dias de existência, esta empresa promete ser um ponto de ligação entre a administração das diferentes áreas da Google. No fundo, a Alphabet é uma holding que tem como objetivo centralizar num único espaço o controlo sobre cada divisão de produto da Google.

Visualmente, podemos observar que as mudanças na Google passam pela sua direção, em que Sundar Pichai confirma a sua consolidação na marca, e pela agregação de serviços relacionados com web.

Google

Rejubilem os mercados bolsistas (numa hora, a valorização da empresa somou o suficiente para comprar o Twitter!) e descansem os céticos da mudança.

Até ver, esta mudança em nada afetará os Googlers desta vida. Na prática, a parte dos serviços passam a ser geridos pela Google Inc. a qual se torna apenas subsidiária da Alphabet Inc. 

Com esta mudança, aposto no desenvolvimento de cada uma das áreas, havendo uma prospeção de desenvolvimento mais sólido e focado, com os objetivos a serem cada vez mais ambiciosos, uma caraterística bem patente no ADN Google. 

Mas nada melhor do que esperar para ver a próxima “bomba” com que a Google nos vai brindar 😉