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Written by Jorge Oliveira / 09.07.2012

Jogo Caldo Verde

Os CaldoVerde foram uma das equipas que participaram no programa Young Managers Team organizado pelo BCSD Portugal e que este ano tinha como tema a biodiversidade e o serviço dos ecossistemas.

A equipa a concurso, constituída por 6 jovens quadros de 6 grandes empresas: ANA, EDP, EPAL, Grupo PortucelSoporcel, Luis Simões e REN; desenvolveu uma ideia de jogo que promovia a apreensão do tema pelas equipas operacionais das suas empresas e que acima de queria passar a mensagem da necessidade de se estabelecerem parcerias em nome dum território.

Com este objectivo em mente, e com um território no horizonte comum a todas as empresas, ajudámos a desenvolver a ideia inicial que se concretizou numa plataforma de jogo em várias fases, incluindo o jogo em equipa e em sala, onde a negociação com as outras equipas era a chave para a resposta e a conquista de pontos para a vitória.

Mecânica do jogo

Em primeiro lugar cada concorrente recebia um código de inscrição, atribuído pelo chefe de equipa. Esse código abria o registo e levava o concorrente a responder às primeiras perguntas. A pontuação obtida contribuía para a pontuação da equipa.

A segunda fase do jogo, era em equipa, e na mesma sala que as restantes equipas, onde se queria estimular um ambiente competitivo mas também de cooperação entre equipas: chama-se coopetição.

Nos primeiros níveis cada equipa jogava por si, tentando obter o máximo de pontos possíveis dentro do prazo estipulado. O ritmo e os tempos do jogo eram comandados através da plataforma, que abria ou fechava os níveis do jogo.

Finalmente, no último nível, cada equipa tinha que negociar parcerias para resolver problemas no ou do território. e aqui entrava em campo a negociação e a procura das melhores parcerias. E muitas delas nem eram muito óbvias de inicio. Mas só as melhores pontuavam.

Depois do jogo concluído, cada jogador foi convidado a voltar a responder às primeiras perguntas e a obter o feed-back sobre o seu nível de conhecimento e muito provavelmente a vê-lo melhorado.

Além da informação que cada equipa tinha no seu ecrã e onde respondia às perguntas, existia ainda o ecrã central onde se projectavam as informações comuns, vídeos com pistas, quadros de pontuação detalhada, etc.

Conteúdos

Para além de servir de suporte ao jogo, o site pretendia também passar alguns conteúdos e deixar algumas pistas indicativas do que se iria passar a seguir ou do que seria esperado de cada equipa. Quem navegasse por todo o site iria encontrar muitas respostas, umas mais escondidas do que outras.

Impacto

Para provar a sua ideia, a equipa CaldoVerde teve que fazer um teste piloto com a plataforma e equipas reais, que não tinham tido ainda contacto com os conceitos associados ao tema do programa e foi muito interessante ver a evolução dos sentimentos das várias equipas à medida que o jogo se ia desenrolando.

Ver nascer a percepção de que a parceria é mais proveitosa que o investimento apenas em modo próprio fez-nos brilhar os olhos e perceber que o objectivo do jogo estava conseguido. Também nos ajudou a perceber os pontos onde o jogo precisava de ser melhorado e os timings mais adequados para cada etapa.

Solução técnica

A criação de toda a plataforma do jogo foi baseada em WordPress, com muita costumização e adaptação à dinâmica do jogo.  O maior desafio foi criar dependências entre os vários computadores onde cada equipa jogava e o computador central que comandava o ritmo do jogo e projectava as informações comuns.

Esta abordagem permite-nos pensar em adaptações da plataforma para outros territórios, outras perguntas, outras equipas e outras abordagens, sem que se ponha em causa o desenvolvimento central já efectuado. O que quer dizer que é um projecto que pode facilmente crescer e desenvolver-se noutros ambientes.