Question Everything .is/listening
Written by active / 21.04.2014

Lista APDIS Online

Já está a funcionar em apdis.pt/lao/ a nova plataforma Lista APDIS Online (LAO). A LAO, uma plataforma que veio, em 2002, gerir os serviços de empréstimo inter-bibliotecários, orientando e facilitando toda a troca de artigos entre as organizações aderentes.

A MUDANÇA

A nova LAO é um pouco da adaptação contínua que a evolução reflete nos avanços tecnológicos.

A procura de uma plataforma cada vez mais útil, organizada e com processos de navegação simples e actuais eram uma prioridade na sua reconstrução.

Publicações_Lista_APDIS_Online

 

No entanto, sabíamos que não poderia ser uma mudança tão radical, pois havia processos bons a aproveitar, a atualizar e a manter, de modo a permitir aos usuários mais antigos não sentirem tanto a diferença de uma plataforma para outra totalmente nova, mas que, contudo, tivesse uma melhor navegação e usabilidade.

NOVAS SOLUÇÕES

Os usuários passaram a fazer os updates dos conteúdos, resultando em menos correções e ajustes. Agora, as publicações são mais fáceis de gerir e é bem mais prático alterar todas aquelas que eram atualizadas com menor regularidade.

O que muito contribuiu para este facto foi a possibilidade das bibliotecas poderem atualizar os seus conteúdos de modo a conseguirem acrescentar mais informação aos que já haviam sido criados.

Gerir_publicações_Lista_APDIS_Online

A separação da audiência também foi outra prioridade, tendo sido criado um acesso para os bibliotecários com serviços de pesquisa, catalogação, solicitações e gestão, e um acesso diferenciado para os utilizadores como alunos e investigadores, que podem agora procurar o artigo de que necessitam e solicitá-lo diretamente na LAO.

ORGANIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS

Foi dada primazia a uma maior cooperação entre bibliotecas, e, para que esta fosse eficaz e uma mais-valia para todos, a atualização dos dados tornou-se um passo essencial. Com as novas fusões entre bibliotecas públicas, é necessária uma nova organização dos conteúdos de modo a juntar as coleções de ambas tendo em conta a existência de possíveis duplicações de coleções.

A criação de um dashboard na entrada da LAO veio dar uma visão mais imediata do estados de pedidos de Bibliotecas associadas ou de pedidos da própria, o que permitiu melhorar os tempos de resposta e facilitar a gestão dos envios.

Lista_APDIS_Online

DESIGN

A acompanhar todo o novo funcionamento da plataforma, também o layout foi renovado. Uma imagem limpa, organizada e atual que permite ao utilizador uma experiência de navegação mais agradável. No entanto, optámos por manter algumas cores padrão no que diz respeito ao estado de publicação dos conteúdos, de modo a não alterar alguns processos já rotinados.

A vertente mais visual foi, também, conseguida, através da criação de gráficos com estatísticas para monitorizar os conteúdos e a plataforma, um novo módulo de relatórios e estatísticas que permite a importação de dados do Excel e a geração automática de gráficos de uso da LAO.

O RECONHECIMENTO

As escolhas e soluções que propusemos para este projecto, fazem ainda mais sentido quando referenciados, pelas melhores razões, pelo Journal of EAHIL (European Association for Health Information and Libraries). Num artigo que publicam (pág.7), ajudam a compreender a plataforma, a sua usabilidade e o sucesso previsto, através dos mais de 1600 pedidos de artigos em apenas 5 meses.

Tópicos deste artigo