Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 07.03.2013

Micro-copy, um plugin para WordPress em desenvolvimento

microcopies_blog

Por muito que se queira meter todos os conteúdos dum site a serem geridos pelo WordPress, ou outro qualquer gestor de conteúdos, há sempre alguns pedacinhos de texto, a que chamamos micro-copy, que têm que ficar dentro do HTML. E se isso é banal quando temos os conhecimentos para o fazer, é uma dor de cabeça para os clientes que de repente querem mudar aquela frase do footer, ou o texto na caixa de alerta, ou o texto dum botão. Solução? Inventámos um plugin para isso.

Ainda está em fase super-beta mas já vai sendo testado em alguns projectos e a solução foi muito simples. Quando estamos a desenvolver o site, em vez do texto final metemos um ID explicito, por exemplo, <texto do footer> ou <botão de aceitar>… qualquer coisa que mais tarde se perceba o que é.

Do lado do WordPress, o plugin fica visivel no painel de administração e podemos criar ou editar o texto correspondente a cada um dos ID’s que fomos espalhando dentro do HTML. Simples certo?

Como já disse, ainda está em versão super-beta, mas se vos interessar experimentar ou se tiverem alguma duvida, perguntem que a malta responde e manda o ficheiro actual. Dentro em breve vamos publicar a página sobre ele e abrir ao mundo mas até lá, podem ser super-testers e facilitar a vida aos vossos developers e deixar de os aborrecer com micro-tarefas.

Digam coisas nos comentários 🙂