Pixel ID
Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 24.10.2011

Monocle24: um bom exemplo de rádio online

Para além da disponibilização das emissões online ou de alguns programas em formato podcast, não considero que as rádios tenham aproveitado o potencial do digital para se fazerem “ouvir”.

Hoje gostava de vos falar de uma abordagem muito interessante no rádio online… ou não fosse ela trazida pela Monocle.

Monocle24

Já tinha visto na edição de Outubro que a Monocle24 estava online, mas só este fim-de-semana é que o conheci mais a sério e me dei conta do que é realmente.

Um projeto de fazer rádio a olhar para a frente, ao mesmo tempo que recupera tradições do passado, nomeadamente na construção dos estúdios, sem perder de vista a relação com ouvintes e convidados.

E só por isso acho que vale a pena comprarem a edição de Novembro e descobrirem tudo nas excelentes infografias da revista.

Live + Notícias + O Tempo

Mas aquilo que mais me chamou a atenção foram algumas das funcionalidades. Em primeiro lugar, e como é costume, ao entrar ficamos a ouvir a emissão online. Mas imediatamente reparamos que podemos navegar para duas das coisas mais procuradas: as notícias e o tempo; e que nas rádios atuais ou são passados à hora certa ou estão sempre a dar e a impedir-nos de ouvir outros programas.

Lembrei-me da TSF e do seu frenesim informativo que muitas vezes nem nos deixa acabar de ouvir uma música.

Ouvir quando me apetece

A segunda funcionalidade é a de poder ouvir qualquer um dos programas já emitidos, poder marcá-lo como favorito ou fazer o download para ouvir mais tarde em modo offline. Este acesso pode ser feito de duas formas: ou consultamos a agenda toda ou pedimos para ver mais episódios do mesmo.

Tudo feito com a maior das simplicidades e sem complicações, dando ao utilizador a liberdade de poder ouvir a sua rádio à vontade dos seus desejos e sem necessidade de ter que receber os podcast’s por inteiro só para poder ouvir determinado programa.

Sem afectar em nada a audição, temos sempre o sponsor presente ao longo da emissão, de forma suave, mas presente.

E imagem?

É um projecto de rádio mas fico a olhar para o interface e não via problema nenhum de ter ali imagens associadas… ou video.

Seria um sonho que a forma de ver televisão se pudesse alterar para uma relação deste género: entrar na emissão, aceder aos conteúdos mais atuais, deixar correr a emissão ou trocar logo pelo nosso programa favorito, aceder ao histórico de programas sem precisar de fazer agendamentos de programas e a correr o risco de com alterações de horários ele não gravar ou não ficar completo.

É futuro

Mais uma vez a Monocle investe num projeto e mostra como se faz. Se ainda ninguém a copiou, quer na forma de fazer uma revista de conteúdos sérios e de interesse e a marcarem a agenda, quer na forma de fazer o seu merchandising com produtos de valor e criando lojas próprias para além da loja online, quer agora na forma de lançar um projeto de rádio que se apresenta com a excelência dos conteúdos e as funcionalidades pensadas para o utilizador… repito, se ainda ninguém a copiou, é porque provavelmente estão a olhar para o lado errado do problema.

Não me canso de repetir… deem-me conteúdos e eu dou-vos o meu dinheiro.

Follow me!

Tópicos deste artigo