Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 27.02.2014

NetTalks, achas que tudo o que vem à rede é fixe?

Para promover os direitos e deveres digitais junto das escolas, a DECO, através da DECOJovem, lança mais uma iniciativa, desta vez na forma de conferências, a realizar nas escolas de norte a sul do país.

Para apoiar a iniciativa e difundir os conteúdos, desenvolvemos o site NetTalks, uma apresentação multimédia para os oradores e finalizámos os vídeos produzidos em parceria com a SIC Radical e o CC All Stars.

Um site em forma de televisão…

Uma das ideias de base da iniciativa é a transmissão das conferências em streaming, para que quem não possa assistir ao vivo, possa pelo menos assistir à distância e participar através das redes sociais.

E pegando neste ponto resolvemos aproximar o conceito do site à ideia de ecrã de televisão.

Quando entramos no site, encontramos os teasers dos vídeos que foram produzidos, um para cada tema em discussão, mas no dia das conferências, esse espaço cede lugar à transmissão em streaming.

Esta cedência é feita pelo reconhecimento da data e hora indicadas no calendário das conferências, sem necessidade de qualquer intervenção técnica ao nível do site.

E com televisão incluída

A parceria com a Sic Radical e o CC All Stars foi outro dos pontos positivos desta iniciativa, especialmente pela ligação que os apresentadores têm com o tema e com a audiência.

Assistir às gravações e à transformação que o João Sousa e a Maria Botelho Moniz deram aos textos sem lhe perder o foco e o objectivo e acrescentando o layer de boa disposição e humor necessários à passagem da mensagem, foi um dos momentos altos do projecto.

Os 8 vídeos estão todos no site e no canal de Youtube da DECOJovem portanto, podem lá ir espreitar e partilhar com os mais novos.

A pensar no segundo ecrã

A interacção com a audiência vai ser feita, naturalmente, através das redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram, especialmente no dia das conferências.

Ainda não haverá uma twitter wall mas algumas perguntas e dúvidas vão ser colocadas ao painel de especialistas através destas redes, quer os jovens estejam a assistir presencialmente ou pelo streaming.

Antes e depois

Outra das abordagens ao site é a transformação da página sobre cada evento. Antes do evento, os conteúdos apresentados são obviamente o que interessa saber: quando, onde, a que horas é o streaming. Depois do evento, todos estas informações “desaparecem” e passam a dar espaço à memória do evento: como foi, o video completo, as galerias de fotos, os melhores instagrams, etc.

Design de Power-point

Para manter a consistência na comunicação, também desenhámos e animámos o power-point que vai ser usado pelos oradores na conferência.

Um elemento muitas vezes esquecido ou deixado para último, como se fosse um elemento menor, mas que nós bem sabemos que faz a diferença no dia da apresentação, especialmente perante um público com este nível de exigência.

Em desenvolvimento

A próxima tarefa do projecto é a adaptação do site a responsive, obrigatório, e uma aventura ainda meio secreta (portanto não falem ainda muito sobre ela)

ligar o power-point à conta de twitter para incentivar a conversação na conferência e conseguir gerar algum buzz na audiência pela surpresa da acção.

Mas sobre como correu e os desafios da integração falaremos depois.