Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 02.08.2011

O futuro das lojas… é digital

Depois das muitas ameaças de que o online acabaria com as lojas tradicionais, acabamos por perceber que afinal a experiência do contacto real ainda é, e será, muito importante na maior parte das compras.

Então onde entra o digital?

O digital entra na melhoria da experiência de compra, e todas as tendências aqui apontadas passam por aí. Revejo-me em quase todas: o staff com acesso a meios que me podem dizer se há ou não stock, a pesquisa que me diz a prateleira onde está, o saber mais sobre o produto através do QRCode que me dá um vídeo ou links para mais informação, dispenso os jogos para ganhar produtos, anseio pelo provador virtual que de facto reconheça as curvas do meu corpo e aplique a roupa que quero comprar sem ter que a vestir, ou as ementas dos restaurantes que me digam mais sobre os pratos.

É um mundo de aplicações onde o digital pode melhorar as nossas compras.

Estava aqui a pensar que também pode ser interessante juntar os conceitos de compra em grupo com a influência online dos clientes e dar origem a ofertas Just in Time: só entra na loja o que já está garantido como vendido.

É para isto que estes reports servem… para também nos darem ideias.

Mas também vejo aqui as ameaças pois sei muito bem a quantidade de livros que já vi em prateleiras mas que afinal comprei online, ao concorrente, ainda dentro da loja. Como vão reagir a isto?

Deixo-vos o report e aconselho vivamente a que sigam este site.

Follow me!

Tópicos deste artigo