Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 29.08.2013

O novo site da Galileu

site-galileu-blog

Ainda não decidi se os maiores desafios vêm dos sites totalmente novos ou dos sites que já existem e precisam de nova vida e novo foco. Deixo a pergunta para depois me responderem. Agora é só para dizer que a primeira fase do renovado site da Galileu já está online.

O que querem aprender hoje?

A Galileu é um dos maiores centros de formação do nosso mercado, com uma oferta muito ampla e diferenciada, desde cursos “normais”, cursos altamente especializados e certificados pelas principais marcas de software, cursos oficiais, … uma lista de cerca de 700 cursos que se concretizam em mais de 17 mil ofertas formativas dentro de vários horários e centros de formação.

 

Uma oferta que tanto serve a um particular que quer melhorar os seus conhecimentos como a uma empresa que procura ofertas formativas para as suas equipas.

Focar na oferta

Desde o briefing inicial que a questão da forma como a oferta se apresentava aos visitantes era assumidamente um ponto a resolver, ainda mais porque ela é diferente por cada centro, e a cada curso corresponde uma variedade de horários e datas possíveis ao longo do ano.

Os destaques na homepage também se tornavam confusos e a passagem de banners da homepage para as páginas de detalhe acentuava a confusão. Muitas vezes escolhíamos ver um curso e o banner superior tinha tal força e destaque que nos deixava na dúvida sobre se tinhamos clicado no sitio certo.

Temos agora uma homepage diferente para cada centro, com a sua oferta específica, as últimas vagas nesse centro e os seus destaques próprios.

A pesquisa na homepage foi desenvolvida para dar logo os primeiros resultados, ordenados pela data de inicio dos cursos, permitindo sempre que possa navegar pelas categorias ou entrar logo no curso pretendido.

O menu de navegação superior ficou apenas com a oferta de cursos pelas 3 grandes categorias e toda a navegação tida como secundária foi relegada para o footer.

Página de curso vs Página da oferta formativa

Uma das distinções que criámos e que tem forte influência na forma como todo o site se estruturou ao nível do backoffice, foi a diferenciação entre o conteúdo permanente relativo a cada curso, e a informação variável relativa à oferta. A oferta define-se como: aquele curso, naquele centro de formação, naquela data e horário. Evitámos com isto a duplicação de conteúdo e facilitámos bastante a criação de novas ofertas no futuro ao mesmo tempo que o conteúdo se torna único e igual em todos os centros de formação.

Esta página de oferta vai apresentar assim uma informação específica, deixando sempre em aberto a possibilidade de o visitante poder ver outras datas e horários, no mesmo centro ou noutro, porque com a possibilidade de formação à distância, pode-me ser mais favorável assistir ao curso nas datas de Braga mesmo vivendo em Lisboa.

Acima de tudo… UX

Mais do que um bom design, apostámos desde inicio em ter uma boa proposta de usabilidade e user experience que conseguisse descobrir como o novo site pode acrescentar valor ao negócio e ao utilizador.

Contámos para isso com a colaboração e experiência da Ideias e Imagens que participou desde inicio no desenvolvimento do projecto, e assegurou a revisão da arquitectura da informação e conduziu os inquéritos com utilizadores, e cujos contributos muito ajudaram a focar todo o site.

Segunda fase

A segunda fase do projecto tem a ver com a consolidação da versão responsive do site e com a passagem de muitos conteúdos ainda existentes em formato de micro-site para dentro do site principal. Por isso não se admirem se ainda não conseguirem uma navegação totalmente confortável nos vossos gadgets e se alguns links vos levarem para sítios estranhos.

Também vamos aproveitar os próximos dias para avaliar o impacto do novo site junto dos vários utilizadores, recolher opiniões, validar opções e recolher inputs para melhorias.

Comentários, sugestões, inputs… já sabem, são sempre bem-vindos. 🙂