Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 04.05.2011

O que é um Jornal?

Conteúdo, conteúdo, conteúdo… é uma espécie de mantra que não me canso de repetir. Se não há conteúdo que valorize o meio não pode haver negócio.

E temos provas de que quando ele existe o negócio subsiste e floresce. Falemos de jornais e das suas visões (ou falta delas) para as suas edições online.

Depois de digerir muito bem o artigo da iA sobre a questão do foco e do modelo de negócio, pouco mais tenho a acrescentar. De facto falta definir a experiência de utilização que o jornal pretende dar ao seu leitor pagante, seja no browser seja na aplicação. E a este nível o que temos visto é demasiado mau para ser comentado. Já o escrevi por aqui uma vez.

O negócio de vender aquilo que é abundante (informação) acabou. Só podemos esperar vender aquilo que tem valor acrescentado, e esse valor serei eu, consumidor, a definir.

Melhores conteúdos, melhor contexto, melhor experiência de leitura, acesso em qualquer device mas diferenciado e adaptado, e outras coisas que podemos pensar. Afinal, o que é um jornal? Talvez faça sentido redefinir o conceito.

Enfim… temos assunto para fazer correr muita tinta (ou e-tinta se preferirem).

(foto by smemom)