Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 20.01.2011

O vídeo dentro do vídeo

Para não vos maçar com mais uma defesa da importância dos QRCodes na comunicação com o cliente e no seu potencial de criação de interacção entre os meios públicos e privados e etc, resolvi olhar para o interface deste vídeo como um bom exemplo de convergência de mundos.

Gosto da forma como se indicam temas na timeline, da simplicidade da navegação ao longo do vídeo usando aquele marcador simples e podendo saltar entre capítulos, da indicação clara do tema de cada parte do vídeo, gosto da forma como as caixas de contexto surgem e nos dão mais conteúdos, muito específicos para aquele capítulo com outros vídeos. É como se fosse um aparte mas que não perturba a leitura linear do conteúdo.

Infelizmente não consegui descarregar a aplicação para poder ver o capítulo da Experience em condições mas presumo que seja interessante. É pena que não tenham feito isto compatível com outras aplicações de leitura de QRCodes.

Em resumo, é uma forma simples e interessante de passar conteúdo e que pode ser usada em muitas abordagens, inclusive acções de formação, em e-learning, apresentações de resultados, explicação de conceitos mais complexos que precisam de ser abordados em diferentes níveis.

Não deixa de ser uma narrativa linear, ao contrário de outras abordagens de que já aqui falámos, mas pode conter níveis mais avançados e conteúdos mais ricos em sobreposição e isso faz disto uma abordagem mais interessante.

Por outro lado, é um vídeo que mostra bem o poder dum QRCode na comunicação.