Pixel ID
Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 10.10.2010

Os links são essenciais no jornalismo online

A BBC publicou um documento onde estabelece as normas para a inserção de links nas noticias publicadas nos seus sites. E logo a abrir o documento temos uma frase simples mas que diz tudo: os links são essenciais para o jornalismo online.

Mas faz algum sentido um jornal (ou qualquer site com uma missão informativa) fazer links para outros sites? E deixar a pessoa sair e ir ler mais noutros sítios? E perder um leitor?

Pelas conversas que tenho tido com alguns jornalistas, esta é a visão e o medo habitual dentro das redacções. Meus caros:

Se o jornal não me der mais informação nem links para outros locais de interesse, acreditem que os vou procurar. É para isso que serve o Google e os outros motores de busca.

A partir daqui temos a questão resolvida. Com ou sem links, eu sairei da página que estou a ler. Desmistificada esta questão têm que aceitar que os links são partilha de conhecimento. Aceitar e praticar, linkando.

Espero que com este exemplo da BBC os nossos orgãos de informação online e afins passem a criar links, seja para sites externos seja para os artigos relacionados dentro do próprio site.

Follow me!