Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 02.10.2010

Os Melhores Blogs de Culinária

O conteúdo é cada vez mais um ponto obrigatório na promoção das marcas, quer online quer offline. E no caso dos ingredientes culinários é mais que óbvio pensarmos em receitas e dicas úteis para quem cozinha por prazer ou necessidade. É um caminho natural. Outro podiam ser dicas de como limpar a cozinha com menos esforço ou como cozinhar só com o micro-ondas (este seria o meu preferido).

Aquilo que me chamou a atenção foi ver que a abordagem da Fábricas Lusitana, além de incluir estes conteúdos no site, passa também por nomear os melhores blogs de culinária portugueses e dar-lhes destaque e notoriedade.

De acordo com a noticia da Briefing, os blogs terão sido escolhidos tendo em conta

“a análise gráfica, a regularidade dos posts, o número de seguidores, a criatividade das receitas, a qualidade dos textos e das fotografias, os comentários, o grau de isenção quanto a marcas (nacionais e internacionais), e o gosto pela área culinária”.

Gosto da iniciativa até porque isto serve de incentivo à produção de conteúdos, o que de acordo com um estudo recente destacado na ReadWriteWeb, tem diminuído nos últimos tempos (ver Social Networking Users are Creating Less Content). E basta olhar para os blogs vizinhos ou mesmo para os blogs pessoais onde cada vez se escreve menos porque passamos mais tempo no Facebook ou no Twitter.

Por outro lado, acho que o apoio ou patrocínio aos blogs foi sempre uma área muito mal explorada pelas marcas. Ficam-se pela inclusão de publicidade via Adwords ou afins, por disponibilizarem produtos para experimentação em acções cirúrgicas junto dos mais influentes e pouco mais. Voltando ao caso dos blogs de receitas, seria muito interessante poder comprar os ingredientes necessários através do site de dum supermercado, por exemplo e é apenas um exemplo.

Trazer as marcas para o digital é um esforço de imaginação em muitas frentes e agora que as farinhas abriram esta, fico curioso com os próximos passos de rentabilização da notoriedade nos dois sentidos.

Follow me!

Tópicos deste artigo