Pixel ID
Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 20.10.2011

Site Gerir e Poupar

A DECO, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa está a promover, até janeiro de 2012, uma Campanha de Literacia Financeira: Gerir€Poupar – Faça Contas à Vida; e nesse âmbito desenvolveu um site de apoio às ações junto das escolas.

O site pretende apresentar os conteúdos de uma forma divertida, interativa e atrativa, com informação rigorosa, clara e acessível, orientando as crianças e os jovens para escolhas financeiras acertadas em situações e cenários da vida real.

um projecto dois sites

Para chegarmos melhor aos públicos-alvo deste projeto, o site tem desde logo duas entradas distintas: dum lado o Guito, mascote criada para dar conselhos às crianças dos 6 aos 11. Do outro um jovem casal, o João e a Marta, mais a caminho do jovem adulto, que procura lançar os temas aos jovens dos 13 em diante. Dizemos que é em diante porque se manteve sempre uma preocupação de criar mensagens abrangentes, que pudessem deixar também bons conselhos aos pais destes jovens.

conteúdos, conteúdos, conteúdos

A pedra de toque do projeto é naturalmente a qualidade dos seus conteúdos e o seu rigor científico. A nós coube-nos a tarefa de conseguir sintetizar o manancial de informação fornecida pelos autores e de o distribuir entre vídeos, animações e atividades interativas.

E foi no decorrer deste trabalho e perante a quantidade de conteúdo que não teria espaço na área interativa, que se decidiu agregar num blog tudo aquilo que sobrava. Por um lado não os desperdiçámos, por outro não comprometemos o ritmo dos conteúdos vídeo com demasiada informação. Ao visitante é sempre dada a possibilidade de os ler no fim de cada capítulo interativo.

solução técnica

Optámos por desenvolver os sites em Flash com a gestão de conteúdos suportada em WordPress, o que facilitou a criação do blog e a própria organização dos capítulos com as peças de vídeo e interativas. Não havendo restrições de qualquer natureza ao uso do Flash e tendo em conta que na maior parte dos casos o site se pretende usar em ambiente desktop, a opção deixou-nos confortáveis. E ao cliente também. Se quiserem ler mais sobre esta integração vejam a apresentação do Hugo Fernandes: WordPress+Flash.

um projeto a várias mãos

Mais uma vez este foi um projeto a várias mãos, bem orquestrado pela DECO. A imagem e branding estiveram a cargo da Viabrand e as ilustrações do Guito da responsabilidade do Pedro Oliveira.

Do nosso lado ainda contámos com a boa ajuda da Malagueta no trabalho de captação de imagem e da Joana Muge na conceção criativa e desenvolvimento dos motion-graphics.

Follow me!

Tópicos deste artigo