Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 25.11.2013

Site Sitestar.pt

Numa iniciativa da DECO e da DNS.pt, acaba de ser lançado o concurso SITESTAR.PT e nós fomos responsáveis pela criação e desenvolvimento do site e do vídeo de apresentação.

O SITESTAR.PT é um concurso destinado às escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário com o objetivo de incentivar os jovens a criarem sites ou blogs com conteúdo em português, bem como estimular e premiar o talento dos estudantes portugueses.

A iniciativa desafia os jovens portugueses empreendedores e criativos a desenvolver websites e blogues originais com conteúdos em português e em domínio .pt.

Os espaços digitais a criar no âmbito deste concurso deverão ser promotores de ideias empreendedoras e de conhecimentos com inovação e criatividade e em respeito pela utilização das regras de segurança e privacidade.

Sobre o site

Quisemos manter o site com uma abordagem simples e uma navegação rápida, que permitisse ler tudo o que é mais importante numa só viagem pelo site. Desde o que é, às fases, categorias e finalmente aos prémios, o site diz tudo logo na homepage.

Num segundo nível de leitura temos o blog, onde os parceiros da iniciativa publicaram os seus conteúdos temáticos relacionados com as questões dos direitos de autor, questões de segurança, marca, patentes, …

Fruto de experiências anteriores, a forma de inscrição e de envio das participações foi resolvida através de formulários em PDF editável. Com a experiência de outros concursos, percebemos que alunos e professores gostam de ir preenchendo e completando estas informações em modo offline, sem a pressão do login e do formulário latente à espera da informação.

A versão responsive do site está em desenvolvimento pelo que a experiência de navegação em tablets ou smartphones ainda não é das melhores. Fica o aviso. 🙂

O vídeo

Criado com os mesmos elementos gráficos usados no site, tem a particularidade de ter 4 vozes originais, de jovens alunos do ensino secundário, que dão corpo aos desejos dos jovens na área digital. Vozes frescas, sem qualquer experiência na área, mas que se divertiram muito numa tarde bem passada nos estúdios da FCCN.

Ativa o teu futuro

Agora já sabem, se lá por casa habitam jovens frequentadores do 3º Ciclo, é dar-lhes a conhecer esta iniciativa e apoiar o desenvolvimento de novas ideias e novos conteúdos. Sempre em dominio .PT claro.