Question Everything .is/listening
Written by Jorge Oliveira / 14.05.2011

So You think You Can Pitch

É uma nova fórmula de sucesso na procura de emprego. Em pequenas sessões de cinco minutos, os participantes têm a oportunidade de mostrarem a um grupo alargado de empresas que estão a recrutar porque são o candidato ideal.

Depois dos excelentes resultados da primeira edição, em que mais de metade dos finalistas foram colocados em empresas como Primavera, F3M, MacCann-Erickson e BES, o projecto So You Think You Can Pitch volta agora a uma nova etapa com final marcada para o dia 17 de Junho, no Porto. Até ao momento, são já 1000 os inscritos para a segunda edição do So Pitch, cujas inscrições se prolongam até dia 17 de Maio.

A primeira fase de seleção decorre nos dias 19, 20 e 21 de Maio, em Braga, e nos dias 26, 27 e 28 de Maio, em Lisboa. No dia 17 de Junho, no Porto, os finalistas vão apresentar-se a mais de 100 empresas à procura de jovens com atitude e vontade de trabalhar.

Num registo inovador em que o recrutamento é feito com base no networking, os participantes apresentam o seu trabalho com o objectivo de encontrar a função e a empresa que mais se adequa ao seu perfil. A iniciativa dirige-se a todos aqueles que procuram uma oportunidade de trabalho e querem apresentar-se ao mercado como uma proposta de valor, independentemente da área de formação. Assim, num primeiro momento, os candidatos apresentam um “pitch” de dois minutos a um painel de jurados composto por três empresários e recrutadores, onde mostram quem são, o que procuram e o que os torna únicos. O objetivo é falar de projetos, competências, ideias, paixões, ambições, sonhos, experiências de trabalho, part-times, acções de voluntariado e criatividade, entre outras valências.

Proporcionar às empresas uma montra de talentos seleccionados e aos candidatos um conjunto de empresas disponíveis para recrutar, criar condições para que empresas e pessoas que querem trabalhar se conheçam num ambiente descontraído e bem disposto (registo alternativo ao das actuais entrevistas de emprego) e potenciar a criação de trabalho são alguns dos objetivos do So Pitch.

A apresentação de candidatos está segmentada em cinco áreas de trabalho Design, Tecnologia, Gestão, Marketing e Comerciais para vários sectores. Podem ainda participar todos aqueles que tenham uma ideia de negócio e queiram apresentá-la a um grupo de potenciais investidores.

A primeira edição do So You Think You Can Pitch, que se realizou em Braga, foi um sucesso. Durante as quatro semanas de inscrição houve 1036 inscritos vindos de todo o país, foram ouvidas 260 pessoas e passaram à final 60 candidatos. Em todo o processo estiveram ainda envolvidas 65 empresas e 90 empresários e investidores. No decorrer da primeira fase do projecto foram ainda realizadas sete sessões de apresentação para um total de 700 alunos universitários.

O So You Think You Can Pitch surgiu a partir da agência de criatividade de Braga, a Spark Agency, e do novo centro de negócios da mesma cidade, o Factory Business Center, que decidiram apostar num novo formato de comunicação e recrutamento, com base no networking.

A Active Media fará parte do juri em Lisboa e vai pronta e disponível para ser surpreendida… quem sabe não surge uma oportunidade.