Question Everything .is/listening
Written by active / 10.04.2014

UXLx 2014 – Já tem o seu bilhete? Não perca a nossa promoção!

A UX Lx: User Experience Lisboa é uma conferência anual, de 3 dias, que decorre na cidade de Lisboa. Começa com dois dias de interessantes workshops, terminando com um dia dedicado a inspiradoras palestras. Este ano, teremos, entre 4 e 6 de Junho, a 5ª edição que, uma vez mais, promete não desiludir. Muito pelo contrário!

Não sou eu que o digo. É verdade que, olhando para a lista de oradores deste ano e para o programa, é possível perceber o quão interessante será esta edição, no entanto quem nos pode confirmar todas estas perspectivas é a equipa da Active Media que já viveu esta experiência, e não faltará a mais um ano, dando-nos, ainda, mais motivos para ir a correr garantir os poucos bilhetes que ainda há para venda.

uxlx2012_blog

Motivos

Para Jorge Oliveira não há motivos para não ir a esta nova edição uma vez que a UXLx “é muito mais que uma conferência, é um verdadeiro hands-on, uma oportunidade de networking, de discussão e partilha com pessoas que actuam na mesma área e que, ao longo do ano, são referências de trabalho e de leitura”.

Também para Sandra Estevam, que nunca perdeu uma edição,  a UXLx é, sem dúvida, “uma oportunidade de aprender com os melhores da área”, dando ainda mais gosto quando do painel de convidados fazem parte “pessoas que sigo normalmente ou que já vi noutras conferências”. Destas pessoas, o Business Founder da Active Media destaca “Jared Spool, Brian Suda e Mike Monteiro como oradores a não perder. Mas sem desprezar todos os outros que conseguem resumir em 20 minutos os workshops dos dias anteriores.”

Sendo a UXLx “muito importante para todos os profissionais do design de interacção e novos media”, para Nelson Vassalo, esta é uma “oportunidade única de nos pôr em contacto com os mais ilustres pioneiros da disciplina, num contacto interactivo directo com as personalidades que estão a definir o state-of-the-art da web e da usabilidade hoje”

Workshops

Uma das vantagens e mais-valias que obtemos da participação nesta conferência são os workshops que nos permitem pôr a ‘mão na massa’. Segundo Benjamim Alves, estas ‘pequenas oficinas’ permitem-nos enriquecer “novos conhecimentos, desmistificar alguns conceitos” e torna-se mais interessante ainda pelo “networking que geram”.

Este ano não há o que reclamar pela monotonia de temas já que, para Sandra, “há bastante por onde escolher, pois tentou-se equilibrar os temas mais técnicos com outros para tornar a conferência mais abrangente para todas as áreas de trabalho”.

São dois dias de workshops e às vezes torna-se difícil escolher qual o mais útil para o nosso trabalho no meio de ‘tanta utilidade’. Jorge Oliveira já definiu os seus critérios de escolha e os seus interesses nos workshops “passam essencialmente pelas áreas de estratégia, conteúdos, experiência no sentido mais lato, design e inovação”.

Já estão seleccionados os workshops que não perderá, nomeadamente o de “Design-led innovation”, “Mapping the Experience”, “Designing with data”, uma área muito emergente e a despertar muito interesse, e para último um workshop mais técnico, mas também interessante, “Designing for discovery with faceted navigation”.

Mas, como em tudo, cada área tem os seus interesses. O web developer da Active Media elege o “Designing with Data, de Brian Suda, e ao Mobile First Responsive Design, de Jason Grigsby”.A sua escolha prende-se pela “vertente de design referente aos dias de hoje”.

Já Nelson, web designer, não faltará aos workshops From Designer to Product Leader e Brand Driven Content Strategy, pois acredita que “os objectos de interacção serão, cada vez mais vistos, como uma parte integrante da comunicação global de uma marca ou produto” e que a possibilidade desta disciplina se fundir com outras do design gráfico em geral, e mais tarde, do design do produto na sua raiz, surgirá mais tarde ou mais cedo.

O responsável pelo multimédia, Daniel Almeida, sugere Mapping the Experience de Chris Risdon, pois além de já ter presenciado outras talks do orador e gostar da maneira como comunica, este “foca-se muito nas experiências humanas em diferentes situações, o que é sempre bom não só a nível profissional, como pessoal”.

Screen UXLx

UXLx, um must go

A UXLx, é uma conferência que permite abrir mais horizontes e sair da área muito teórica, permitindo “ouvir, aprender, interiorizar, ao contrário de quando se lê simplesmente artigos ou livros em que a tua mente está a fazer mil e uma coisas, preocupada com outras mil. Estamos predispostos para assimilar conhecimento”, afirma-nos Sandra.

A criatividade, o bom ambiente que se vive, o networking e a discussão que gera fazem desta conferência já uma referência e “ao fim de três dias de participação acreditem que sinto o cérebro a fervilhar”, conclui-nos Jorge Oliveira.

Como percebemos não há motivos para não marcar presença na 5ª edição da UXLx. Mas, se ainda não está totalmente convencido, a Active Media, patrocinadora da iniciativa desde a primeira edição, oferece um código de desconto de 10% na compra de um bilhete. Basta ir ao site www.ux-lx.com, fazer o registo e inserir o código UXLX14-ACTIVEMEDIA.