Por vezes, quando estamos a aprender o que fazer é útil aprender o que não fazer. É disso que trata o artigo de hoje: daquilo que nenhum website devia ter.
Vamos a isto?
#1 música
Calma, o seu website pode ter música, porém garanta que esta não começa a tocar automaticamente. A música de fundo deverá ser uma opção para quem navega no website. Confesso que não gosto nada dessa experiência, por vezes demoro tempo a perceber de onde vêm a música e a encontrar o botão de mute.
As pessoas que navegam no seu website deverão ter a opção para ligar ou desligar o som de acordo com a sua vontade. Sim, “seja feita a sua vontade. Ámen.”
#2 conteúdo datado e por actualizar
É importante rever os conteúdos do seu website e garantir que os eventos que estão no separador “eventos” ainda vão acontecer no futuro – e não no passado.
Se houve mudanças de e-mail, de morada, de links para as suas redes sociais – actualize essa informação no seu website ASAP.
Lembre-se que o website é a sua “casa”, o seu “cartão de visita”.
#3 pop-ups
Os pop-ups acabam por constituir um obstáculo à pessoa que visita o seu website. É como se estivesse preparada para desfrutar de uma bela paisagem e de repente aparece alguém muito mais alto do que eu, entre mim e a paisagem. Também os chats automáticos em pop-up causam algum desconforto, como diz o Ricardo:
#4 o www
O Dabliu Dabliu Dabliu está fora de moda e já ninguém tem paciência para escrever essas três letras para ter de encontrar um website. Mais uma vez, impera a simplificação e a acessibilidade do ponto de vista das pessoas que nos querem encontrar.
As experiências em website querem-se livres de irritações, tal como provam as respostas a este tweet:
#5 múltiplas fontes ou comic sans, vá
Escolha uma fonte e mantenha-se fiel a essa fonte. No máximo, duas. Não exagere, pois ter muitas fontes no conteúdo escrito do seu website distrai e dificulta a leitura. Times New Roman é ok se estivermos a falar de trabalhos académicos e a Comic Sans é coisa que estava em voga no final dos anos 90 do século passado.
A escolha da fonte a usar num website deve ser alinhada com as normas de identidade visual da sua marca, de forma a manter coerência.
#6 página de introdução
Seguindo a onda de simplicidade, uma página de introdução pode ser uma perda de tempo. As pessoas querem ter uma noção do todo e por isso dispensamos o menu em destaque. Queremos ir direitinhos ao assunto.
#7 lentidão
Ninguém tem tempo a perder num website. Queremos mais rápido, sempre e a todo o momento. Por isso, preste atenção à velocidade do seu website, ao tempo que demora a carregar. Pode fazer a diferença entre haver quem ficar ou partir.
#8 dificuldades de navegação em mobile
Em Portugal (e no mundo) navega-se muito em mobile (ver relatórios Hootsuite We Are Social) e nem tudo o que fica bem no desktop fica bem no smartphone ou tablet. É fundamental que o seu website seja testado e trabalhado na sua versão mobile. Não queremos que o seu site fique a ver navios, que é como quem diz, não queremos que fique abandonado num qualquer cais, a acenar para o vazio.
#9 links em excesso
A justa medida é uma ideia aristotélica que nos convida a encontrar um equilíbrio na tomada de decisões e, também (digo eu, não Aristóteles!), na escolha do número de links a apresentar no seu website.
Não há um número ideal, mas todos conseguimos 😉 topar um website que peca por excesso de links.
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(🙆♀️ sabe quem é que sabe mesmo aquilo que nenhum website devia ter?)
Pois é, a ActiveMedia. É que quem sabe mesmo o que nenhum website devia ter é porque sabe mesmo o que ele precisa de ter.
Se precisar de ideias para construir ou reconstruir o seu bonsai, perdão, o seu website, recomendo que contacte o Jorge Oliveira e a sua equipa.
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