B-On, juntos partilhamos conhecimento

Está online o renovado website da B-on, aquela que é a maior Biblioteca do Conhecimento Online.

A B-on disponibiliza o acesso ilimitado e permanente, às instituições de investigação e ensino superior, a textos integrais de milhares de periódicos científicos, bem como e-books online de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos.

CONTEÚDO RELEVANTE

No projeto de redesign do website da B-on pretendemos dar resposta a alguns problemas identificados através de uma investigação analítica aos resultados do website anterior.

Com o intuito de transmitir uma linguagem modular com formas baseadas em bolhas de conversação, quisemos criar marcadores de páginas relevantes. Para isso, foi importante dar um principal destaque à pesquisa, pois foi algo a que os utilizadores se habituaram a ter como grande funcionalidade do site. 

Navigation

Os conteúdos foram organizados em função dos usos de cada utilizador. A página da “B-on para”, que apresentava muitas desistências por não ter conteúdo muito adequado, passou agora a ter informação útil e especificamente direcionada a cada um dos tipos de utilizadores.

Content

A área das “Notícias” dá, agora, um maior destaque baseado na relevância. Mas é na área de “Apoio ao Utilizador” que nos focámos em disponibilizar todo um conjunto de informações para auxiliar o utilizador a navegar no site, nomeadamente boas práticas, um conjunto de E-leraning sobre a B-on e respostas às perguntas mais frequentes feitas pelos utilizadores.

DESIGN

Utilizando as cores institucionais da marca, assim como outras opostas de modo a realçar alguns temas a destacar, foi à tipografia que demos um foco importante.

A tipografia era um dos aspetos mais importantes no projeto, pois enquanto referência de conhecimento, o texto de toda a informação disponibilizada pela biblioteca on-line deveria ser o mais natural, coerente e concisa possível, de modo a criar a desejada leitura orgânica de todos os artigos e textos institucionais.

Design

USER EXPERIENCE

A importância de um design responsive foi para nós essencial ao projeto. Focámo-nos e trabalhámos as tabelas e organização de determinados conteúdos de forma a que estes pudessem ser lidos em mobile da melhor forma possível. No entanto, mais do que a relevância em respeitar a grid system como uma garantia, foi vê-la como uma ajuda, trabalhando da melhor forma os degrades, transparências, texturas e módulos.

Responsive design

Utilizando diferentes recursos técnicos e linguagens de programação (WordPress, HTML5, CSS3, utilizando o compilador Sass, CSS3 animation, JQuery e SVG), a B-on foi concebida de forma a tornar-se um site bastante intuitivo e focado na pesquisa.

Deseja conhecer mais alguns detalhes do projeto? Descubra-os nos projetos da Active Media disponíveis no Behance.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top