A propósito de alguma coisa que agora não me ocorre e pouco interessa, aterrei outro dia num site que me surpreendeu e que tenho usado como bom exemplo e referência para quem, como eles, têm conteúdos extensos e densos e com vários níveis de complexidade.
E sem perdermos mais tempo, vamos lá descascar o site do European Institute for Gender Equality.
Header e navegação simples, bold e muito focada
O header, ou cabeçalho, do site é simples, de leitura fácil e rápida, com um destaque muito interessante à pesquisa, que salta logo aos olhos.

Sem se perder com os menus institucionais, a navegação vai direita aos tópicos que o instituto trata de forma muito clara.
Se me perguntarem, trocava a ordem do Newsroom e das Publications mais para o final, logo antes do About, para ter uma leitura mais rápida dos temas da organização.
Imagino que muitas visitas sejam de outros organismos ou de público mais profissional e portanto esses sejam os mais requisitados, mas eu gosto mais assim 🙂

Bom aproveitamento dos sub menus
Também gosto muito da forma como os menus se abrem e apresentam a sub-navegação e os recursos associados ao tema.

Mais uma vez sinto-me tentado a dar outra hierarquia ao sub menu dos Resources porque de repente há coisas que me parecem fora de ordem.

Nota-se muito o meu OCD? 😐
Páginas longas bem resolvidas e sempre com contexto

Na primeira vez que visitei o site e aterrei nesta página tive vários momentos UAU com a forma como está estruturada e bem resolvida, conseguindo dar boa informação a vários tipos de audiência.
Mas vamos por partes…
Âncoras diretas ao conteúdo
Reparem na coluna da direita… são todos os tópicos que vão encontrar nesta página. Se não está ali , escuso de fazer um scroll e posso ir procurar a informação noutro sitio.
Se está ali, basta clicar e temos um acesso rápido e vai aparecer um indicador a mostrar onde estamos, para não haver dúvidas.

Ler muito mais
Agora reparem bem… além de conteúdo bem estruturado, com parágrafos curtos e listagem em bullets, há uma caixa abaixo que diz “Read more about…”… é o acesso a muito mais informação sobre o tema, e que abre quem quer.
Ou seja, ao mesmo tempo que consegue manter uma página bem estruturada e “curta”, dentro de cada caixa temos muito mais informação, igualmente bem estruturada e adequada a uma leitura online.

Um PDF para levar e conteúdo acessório
No final da página ainda temos surpresas agradáveis.
E até parece mal estar a destacar uma coisa que me parece tão óbvia: notas de rodapé, citações, outros recursos para descobrir e a possibilidade de exportar a página para PDF.

Aqui vá, tenho queixas.
Não percebi porque é que acedo a dois PDF’s diferentes em cada botão… lembrei-me disto e fiquei perdido a tentar perceber.
Também deviam ter aberto em novas janelas, para não me perder da página onde estava.
Good design is always a pleasure
Há sempre boas soluções para resolver conteúdos longos e nem tudo tem que ser entregue de forma “institucional” só porque o tema é sério, e num panorama institucional, este site foi uma boa surpresa.
A apresentação e estruturação do conteúdo a pensar nas várias audiências, sejam elas mais profissionais ou o comum cidadão, resultam bem, sem comprometer a mensagem.
Comentários? Discordâncias? Outras ideias? Falamos pelo canal que vos der mais jeito.
Foto de Ricardo Gomez Angel na Unsplash