Dicas para evento em zoom

dicas evento zoom activemedia

A propósito de alguns eventos onde estivemos envolvidos, resolvemos criar e partilhar um pequeno guia com dicas para participar num evento em zoom.

E nestes eventos incluímos aquilo que para todos nós se tornou habitual e uma normal terça-feira: participar numa reunião com um potencial cliente, fazer uma apresentação de vendas, dar uma formação, ser orador numa conferência, gravar um depoimento que venha a ser incluído num vídeo, …

Seja qual for o motivo que leva a participar num evento em zoom, acreditamos que estas dicas práticas podem ajudar.

Se a primeira impressão conta, em zoom conta muito mais, porque pode não haver outra call para provar o contrário. E assim resumimos tudo em ações simples:

Garantir uma boa ligação internet

Apesar dos bons desempenhos do WiFi aos dias de hoje, é sempre melhor garantir que conseguimos participar com uma ligação por cabo. É mais estável, tem menos quebras e menos interferências, e já todos passámos pela experiência de ver uma falha no momento mais critico.

Se abrir o Google e escrever na pesquisa speedtest encontra logo uma ferramenta de medição que é suficiente. Se for a outros resultados encontra outras ferramentas, até das próprias operadoras.

Diria que no mínimo deve ter 100 megas de download e upload. Menos do que isso, pode ser arriscado.

Faça estes testes na véspera do evento, tem mais tempo para procurar a melhor solução, seja ela trocar um cabo, de computador ou de local físico.

Limpar a lente da WebCam

Especialmente em portáteis, é fácil passarmos com o dedo por cima e a lente estar suja ou com pó. Limpe com o mesmo pano que usa para limpar os óculos: suave e não abrasivo.

Enquadramento

Deve tentar que a lente esteja ao nível dos olhos, e não mais abaixo nem mais acima. O nível dos olhos é o próximo de olhar para a outra pessoa de frente. E apesar de estar a participar num evento em zoom, a relação que está a procurar criar com a audiência tem que ter a mesma importância que um evento presencial.

Além disso, um ângulo muito baixo ou muito alto prejudicam a sua imagem e podem adicionar quilos e mais coisas que agora não me apetece clarificar. Experimente e veja a diferença.

Se está num portátil, será mais fácil acertar com esta altura. Se não tem um apoio próprio para portátil, use uma caixa, umas resmas de papel. Lembre-se que ninguém está a ver o aparato atrás da camera.

Também é importante que tente não incluir no enquadramento coisas que estão muito mais altas que a sua cabeça. Se quer apresentar a sua marca durante o evento pode haver outras soluções. Abrir o plano para mostrar o logotipo que está num roll up 2 metros mais acima pode ter resultados de imagem muito maus.

Juntando com as dicas do som, mais abaixo, ter auscultadores, do genero auriculares, pode permitir que fique numa posição mais afastada do ecrã, mais confortável e com uma postura mais direita e ao mesmo tempo mais natural.

dicas para eventos em zoom activemedia

Iluminação

Nem todos podemos ter iluminação profissional a jeito, mas uma visita a uma loja de tecnologia pode ajudar a resolver o problema. Os famosos aneis de luz que os youtubers tornaram famosos, colocados de frente, podem ajudar bastante e já são bastante acessíveis no preço.

Pode ser um pequeno investimento a ter em conta se participar num evento em zoom e isso se tornou um hábito na sua vida profissional.

Nos melhores casos, a iluminação natural chega perfeitamente. Basta assegurar que estamos de frente para a fonte de luz e não de lado ou em contra luz… a não ser que esteja no papel de testemunha incógnita.

Som

Também aqui há óptimas soluções que nos ajudam a ter um bom som durante o evento. Falamos de qualquer solução de auscultadores com microfone, com ou sem fio. A qualidade do som varia com os fabricantes, claro, mas as soluções mais em conta já oferecem bastante qualidade.

Outra ajuda a ter em conta é incluir no espaço alguns elementos que possam atenuar ecos e reverberações. Por exemplo, uma almofada ou uma manta, entre nós e o ecrã, ajuda a reduzir em muito o eco metálico. Estamos tão próximos do ecrã que as ondas sonoras não têm espaço para se espalharem.

Em fundo

Pessoalmente não sou adepto dos fundos virtuais que disfarçam o local onde estou. Gosto do espaço onde trabalho e tento que seja agradável quer presencial quer online. Só recorro a fundos em casos muito pontuais, se não estiver em condições de ter uma boa imagem de fundo.

Aqui é preciso ter algum cuidado com o que aparece, se não temos vista para alguma porta por onde entre alguém de forma inesperada ou outra perturbação.

Estar num local que permita alguma profundidade de campo é mais agradável que a estante dos livros, por muito interessantes que sejam as obras lá arrumadas.

Atenção que a opção de desfocar o fundo pode adicionar algum ruído e fazer uns recortes estranhos na sua silhueta. Eu que sou careca tenho menos problemas, mas já vi alguns cortes de cabelo que não favorecem nada o orador.

Escolher um bom sitio, agradável, arrumado e tranquilo é a opção que mais recomendo.

dicas para eventos em zoom parte 2 activemedia

Testar, testar, testar

Por último, recomendo que tudo isto seja feito na vespera do seu evento em zoom, simulando uma ligação com outras pessoas, para perceber o que há a melhorar e ter tempo de encontrar as melhores soluções para apresentar uma imagem consistente com a sua qualidade profissional.

Vai participar num evento em zoom?

E quem diz num evento zoom diz teams, ou até mesmo numa entrada em directo para um programa de televisão. As dicas que aqui deixamos aplicam-se a todas as situações em que nos estamos a por perante uma camera.

Dúvidas, questões e comentários já sabem, estamos sempre por aqui e o guia com estas dicas pode descarregar aqui.

1 thought on “Dicas para evento em zoom”

  1. Pingback: O que é um webinar? • Journal

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top