Há cerca de 1 ano (mais coisa, menos coisa), a Google deu-nos a conhecer o Material Design.
Na altura, o Material Design foi-nos apresentado com o objetivo de ser uma espécie de guia, para muitas aplicações, com orientações chave para um bom design.
E o que é certo é que muitas apps começaram a aderir a este design googleano, como foi o caso do WhatsApp que mudou completamente o seu, ou do Facebook, em que Mark Zuckerberg tem vindo a fazer muitas experiências com Material Design na sua app Android.
Uma nova framework
Ao aperceber-se da boa receção e da influência do seu design, a Google quis arranjar uma forma fácil para espalhar o novo estilo Android na Web. Assim nasceu o Material Design Lite (MDL).
Como qualquer outra framework, o Material Design Lite disponibiliza documentação e vários exemplos para facilitar a aplicação em websites, estando disponível no seu site um conjunto de ferramentas onde é possível fazer o download de componentes, estilos e templates de modo a transformar os websites com um visual ao jeito do Android.
O nome “Lite”, segundo a própria Google, dá-se pela enorme facilidade, pouca dependência e também pela baixa sobrecarga em termos de tamanho de código.
As ferramentas foram desenhadas para serem responsive, e adaptarem-se a qualquer tipo de equipamento e browser, embora não respondam de forma tão eficiente em browsers mais antigos, como é o caso do Internet Explorer 9.
Será que esta moda do Google vai pegar mais uma vez?