O que é um webinar?

webinar activemedia

A vida pandémica e os momentos de confinamento banalizaram uma série de palavras e de práticas; além de pandemia, de confinamento ou de zoom, também palavras como webinar, síncrono ou assíncrono invadiram o nosso vocabulário.

Será que sabemos bem o que é? O que o distingue de um MOOC? É assim tão diferente de uma aula online síncrona?

Depois de 2 anos em teletrabalho ou em formação ou ensino à distância, importa esclarecer “quem é quem”.

Senhoras e senhores, o vosso melhor aplauso para o webinar.

Web Based Seminar

A palavra webinar é uma abreviatura de web-based-seminar. É um seminário que acontece numa plataforma web, ou seja, é um encontro entre alguém que é especialista numa dada área e que vai falar sobre um dado tópico a um conjunto de pessoas. No mundo académico os seminários são muitas vezes espaços de partilha de investigações recentes ou em curso.

Por um lado, temos a pessoa oradora que é especialista num campo de conhecimento, por outro lado, temos um público que tem um interesse particular e por isso participa nestes eventos.

Seja no seminário ou webinário, o que se pretende é um momento de partilha de conteúdos na qual a pessoa oradora é a emissora e os participantes são as pessoas receptoras. Durante a comunicação não há interrupções por parte de quem assiste, podendo haver lugar a perguntas e respostas no final da fala. Por exemplo, quando se desenvolve via zoom ou via teams, é comum haver alguém da organização responsável por ir recolhendo as perguntas de quem assiste para no final partilhar com a pessoa oradora.

O webinar pode acontecer em directo, num momento em que tanto a pessoa oradora como o público se encontram numa dada plataforma de modo síncrono, mas também pode ser previamente gravado e partilhado com a comunidade num determinado dia e hora. este caso, a parte de perguntas e respostas pode acontecer por outra via, por exemplo, criando um google form para a sua recolha que é partilhado ou encaminhado para a pessoa oradora.

Em que situações devemos optar pelo webinar?

Tem sentido optar pelo webinar quando queremos criar relação com a nossa comunidade e proporcionar-lhe um momento de encontro com um especialista numa dada área. No caso dos centros de formação, o webinar pode ter como finalidade a apresentação de uma nova pessoa formadora ou de um tema que faz parte de um dado curso.

Se pretende gerar leads para o seu negócio, o webinar pode muito bem ser uma das soluções a considerar. Através do webinar entregamos valor a quem nele se inscreve e temos assim uma oportunidade para criar ou fortalecer relações com o nosso público. Nalgumas situações poderá mesmo ser possível gravar esse webinar (mesmo que seja em directo e com as devidas autorizações) e usar partes desse conteúdo no blog ou outras redes sociais.

Mesmo que não seja gravado, a comunicação e os seus suportes podem resultar num artigo de blog, em várias quotes para partilhar nas redes sociais – da pessoa oradora e da empresa que acolhe o webinar. Desta forma, ganhamos todos: quem partilha conhecimento, quem assiste e quem proporciona esse encontro (neste caso, a sua empresa). O webinar permite-nos firmar uma posição de autoridade ou de referência num dado meio quando, por exemplo, apresentamos um case study relevante na nossa área de negócio.

Webinar & soluções ActiveMedia

A ActiveMedia está disponível para ajudar a sua empresa a pensar e a desenvolver webinars. Para saber mais espreite o que fazemos no âmbito da formação online, produção e conteúdos. Também pode marcar uma reunião com o Jorge Oliveira.

Photo by Malte Helmhold on Unsplash

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top