Somos um Design Studio (1ª parte)

É raro o Journal servir para escrever directamente sobre a ActiveMedia, mas desta vez queremos explicar-lhe porque é que somos um Design Studio e como nos reorganizámos e renovámos, mesmo à beira dos 19 anos de actividade.

Bem-vindos à ActiveMedia, versão 2021.

design studio activemedia

Reflectir e assumir

No principio, em 2002, a designação de agência foi a forma mais fácil de nos apresentarmos: agência criativa para digital. Mas a designação, demasiado ampla, levantava sempre algumas dúvidas: de meios? de publicidade? criativa?

Bom, criativos sim, mas também não era só isso.

E com o tempo fomos refinando a nossa abordagem e afirmando aquilo que somos:

Somos designers e move-nos a vontade de desenhar conteúdos e experiências para as audiências da sua marca.

Ampliar

Também fomos descobrindo o que não queremos fazer. Por exemplo, não fazemos campanhas de ads ou de performance, mas temos excelentes parceiros para isso. Também não temos equipas de captação de imagem, porque os nossos parceiros são profissionais, com anos de trabalho.

Mas, nada disso nos limita, antes pelo contrário, amplia-nos à medida das necessidades dos projectos e dá-nos a liberdade de envolver o melhor parceiro para determinado trabalho.

Reorganizar a oferta

Mas isso é o tema do próximo artigo que sai já a seguir a este. Afinal, em vez de um vamos ter dois a falar sobre a ActiveMedia. É uma vez sem exemplo, prometemos não repetir muito mais vezes.

Trabalhar em rede

Interessa-nos o trabalho colaborativo, em rede, em networking. Interessa-nos encontrar os melhores e fazer parcerias nas áreas onde não temos conhecimento, prática regular ou experiência.

Interessa-nos ser um ponto de entrada e uma casa de soluções, onde possa encontrar a melhor resposta aos seus desafios.

E isso foi prática no último ano e meio. Também nós precisámos de uma pandemia para assumir que nem tudo tem que estar mesmo aqui ao lado e que a nossa rede pode esticar até outras paragens.

Com isto sentimo-nos mais completos e bem acompanhados e já provámos que os projectos correm melhor e são entregues com mais qualidade.

Onde estamos? Em remote de proximidade

Quem nos conhece sabe que de 3 em 3 anos mudamos fisicamente de espaço. Faz parte do ADN.

Mas desta vez mudámos apenas o layout do espaço. Sentamo-nos à volta da mesma mesa, mais olhos nos olhos e mais colaborativos. Mas em dias irregulares.

Nos outros dias estamos quase todos em casa, ou noutra casa qualquer. De norte a sul, das ilhas ao continente, já nos albergámos em muitas paragens, mas sempre próximos.

O Slack tem mais de 20 canais activos, o Zoom é a sala de reuniões e o Whereby a máquina do café onde nos encontramos para debates rápidos: não nos falta é sitio para conversar e trocar ideias.

Estamos aqui, mesmo ao lado, não muito longe e prontos a responder, e se quiser agendar uma reunião com o Jorge Oliveira, tmabém usamos o Calendly.

Somos um Design Studio

É assim que nos queremos apresentar e assumir: somos um Design Studio.

Queremos focar nas nossas competências internas e trabalhar em rede com todas as outras. Queremos ser ágeis, flexíveis e eficazes, em oposição a pesados e com muitos níveis e complexidades.

Enquanto designers somos as pessoas que sabem desenhar soluções. Dentro e fora da caixa. Sabemos que o digital não é um mundo à parte. É outra camada da realidade, mas sabemos navegar entre as duas, porque o foco é sempre o mesmo: as pessoas que compõem a audiência da sua marca.

Também nos assumimos como parceiros dos nossos clientes, e nunca gostámos de ser fornecedores.

O seu sucesso é o nosso. A sério. Ficamos felizes quando as coisas correm bem. A abordagem de studio aproxima-nos desta ideia de proximidade e de envolvimento, que gostamos.

Até já?

1 thought on “Somos um Design Studio (1ª parte)”

  1. Pingback: Somos um Design Studio (2ª parte) • Journal

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top