Sugestões que cheiram a verão

sugestões de verão activemedia

O Verão já chegou e para muitos de nós esta altura do ano é sinónimo de férias, de descanso, de tempo livre e, claro, de calor. Verão também é sinónimo de artigos com sugestões veraneantes de sítios para visitar, de espectáculos a não perder, de livros para ler ou de podcasts para acompanhar. Já para não falar das séries. Põe o braço no ar quem mal pode esperar pela última temporada de La Casa de Papel? Para quem está distraído, posso adiantar que a última temporada será servida em duas doses, em Setembro e em Dezembro.

“Ok, Joana, e até lá? O que ler? O que ouvir? O que ver?” – tenho algumas sugestões.

sugestões de verão activemedia

sugestões de podcasts para o seu verão

Inédita Pamonha – de Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho é uma figura incontornável da cultura brasileira. Há imensas palestras disponíveis no youtube que nos dão a conhecer o seu estilo único na abordagem à filosofia. Inédita Pamonha é um podcast que convida à reflexão a partir de um tema quotidiano, pontuado pela partilha da visão de filósofos sobre os problemas que esse tema levantam.

É uma boa porta de entrada para quem quer aproveitar o verão para conhecer algo mais sobre a filosofia, sem necessitar de cumprir com este ou aquele pré-requisito. Basta parar para pensar e para ouvir.

Casa Trabalho Casa – de Ana Relvas e Rute Brito

Talvez esteja a pensar: “Joana, mas vou ouvir um podcast sobre trabalho nas férias de verão?”. Sim! O Casa Trabalho Casa é uma boa escolha para nos fazer pensar na forma de trabalhar, nas prioridades e noutras questões em torno da vida de quem trabalha – seja por conta de outrem ou como freelancer.

A Ana e a Rute partilham a sua experiência e proporcionam bons momentos de reflexão em torno das nossas escolhas – e daquilo que não podemos escolher, mas ao qual temos de nos adaptar.

Podcrê – de Lucas Morello e Tiago Henriques

Sou muito fã do conteúdo que o Tiago partilha no instagram e foi assim que descobri a sua newsletter e o podcast. Os temas abordados são marketing e criatividade, mas não se limitam a ter uma abordagem técnica. A abordagem é muito humana e as partilhas são muito ricas. Para ouvir no verão e noutras estações do ano!

O coração ainda bate – Inês Meneses

Numa edição recente do #twitterchatpt houve uma pergunta sobre podcasts e foi assim que descobri O Coração ainda bate. Para quem já acompanha a Inês Meneses será certamente um reencontro feliz. Para quem acompanhava muito ao longe (como eu!) é todo um encontro que acompanha com aqueles dias que cheiram a verão de manhã à noite.

Cautionary Tales with Tim Harford

Histórias de encantar – mas para crescidos e em “verdadeiro”. É essa a intenção deste podcast, Cautionary Tales: “stories of awful human error, tragic catastrophes, daring heists and hilarious fiascos. They’ll delight you, scare you, but also make you wiser.” Se o seu verão rima com espanto, aprendizagem e sabedoria, este é o podcast para ter por perto.

sugestões de livros para o seu verão

The Creativity Virus, coord. de Katja Tschimmel (editora Mindshake)

Este é um livro sobre e para o pensamento criativo. É um livro para ler e para criar. Para ser provocado e para provocar a criatividade. Uma excelente forma de investir o tempo livre, de forma criativa, alegre e séria – tudo ao mesmo tempo.

Eu vou ser, de André Letria e José Jorge Letria (editora Pato Lógico)

Dizem os boatos que os livros infantis são só para crianças. Discordo: os adultos têm várias razões (pelo menos cinco) para ler livros infantis. Por isso recomendo a leitura deste livro que é mais do que um livro, é uma óptima forma de brincar e de pensar sobre aquilo que “eu vou ser”. Um livro para crianças, jovens e adultos, para ser lido individualmente ou em família.

Filosofia em directo, de Desidério Murcho (editora FFMS)

Neste livro o filósofo português agarra problemas filosóficos e escreve sobre eles, convidando-nos a pensar na sua companhia. Desidério Murcho não se apoia em filósofos, pelo que não há referências à história da filosofia. Este livro é a filosofia aplicada a acontecer e uma boa forma de parar para pensar, nas férias do verão – ou noutra altura do ano!

A condição humana, de Hannah Arendt (editora Relógio D’Água)

Há quem considere que esta obra é a mais importante obra filosófica de Hannah Arendt. Devo avisar que são 400 páginas de texto corrido. Aceita este desafio de verão?

*

[E se os livros e os podcasts não bastam, fica a sugestão de dedicar o seu verão a criar um diário de perguntas!]

Photo by Raphaël Biscaldi on Unsplash

1 thought on “Sugestões que cheiram a verão”

  1. Pingback: Ética no trabalho • Journal

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top