Vantagens e desvantagens do ensino a distância

ensino-distancia

O ensino a distância era uma realidade nos tempos A.P. (antes da pandemia) e continuará a ser.

Quais as suas vantagens e desvantagens? Ou, usando a linguagem proposta pelos seis chapéus do pensamento, o que nos dizem o chapéu amarelo e o chapéu preto sobre este assunto?

👍 Flexibilidade e gestão de horários

Formandos e alunos podem integrar os cursos na sua agenda, sem necessitar de contabilizar o tempo das deslocações. No caso das formações em modalidade assíncrona, a liberdade de gestão no ensino à distância é ainda maior.

No ensino à distância a flexibilidade acontece tanto ao nível dos horários, como do local de estudo: posso estudar a partir da sala de estar, do escritório, do café ou da biblioteca.

👍 Ensino inclusivo e acessível

Acolher geografias distintas numa plataforma é sem dúvida uma das vantagens do ensino a distância. Os cursos que habitualmente só acontecem em grandes cidades, em formato presencial, estão agora na sala de estar ou no quarto de uma pessoa que vive a 300km de uma grande cidade ou até que vive noutro país.

Trata-se de um ensino que pelas suas características permite acolher pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida. Basta um equipamento (computador ou telemóvel) e uma ligação à internet estável.

👍 Custos mais baixos

Para quem compra a formação, é natural que preço final seja mais barato quando o formato é o ensino à distância. Para a entidade responsável pela formação, este formato exige investimento inicial, mas depois pode ser rentabilizado (como acontece com os MOOC), exigindo actualizações de carácter pontual.

👍 Diversidade de ferramentas e de formatos

O ensino a distância pode acontecer em formatos distintos, como os webinars ou os MOOc. Também podem acontecer através do zoom, da google classroom ou da drive. As possibilidades são imensas e a escolha passa muito pelo propósito e conteúdos do curso, bem como pela sua duração.

Se tem uma empresa de formação que procura desenvolver conteúdos cursos de ensino a distância, considere contactar o Jorge Oliveira para ajudar a construir o plano da formação, formatos e ferramentas.

👎 Dispersão

Seja durante uma aula síncrona ou no tempo de duração de um curso assíncrono, a dispersão pode acontecer. As pessoas formandas podem distrair-se com outras coisas à sua volta (hey, também acontece no formato presencial) ou perder o fio ao cronograma do curso.

A entidade formadora e as pessoas responsáveis pela formação podem procurar ultrapassar esta desvantagem, apostando em conteúdos diversos (power point, google doc, padlet, wakelet, spotify…) para alimentar a motivação e o interesse das pessoas inscritas.

👎 Gestão de tempo

A gestão de tempo é, ao mesmo tempo, uma vantagem e desvantagem. Pode ser 🥜 peanuts para algumas pessoas e um verdadeiro desafio para outras. Assim, é preciso que a construção do curso integre vários momentos de chamada à interacção ou lembretes de pontos chave do curso para manter as pessoas formandas envolvidas e motivadas nos conteúdos.

A criação e a partilha de um cronograma pode ser uma forma de ajudar as pessoas formandas a lidar com este desafio e a criar autonomia na gestão de tempo

*

Admitimos o viés optimista presente no artigo, nem que seja pelo facto de apontarmos mais vantagens do que desvantagens. Temos a noção que aquilo que é uma vantagem para nós, pode constituir uma desvantagem para outras pessoas.

Assim, gostaríamos de ouvir (ou ler) as pessoas leitoras deste artigo: para si, quais são as vantagens e desvantagens do ensino a distância? Partilhe nos comentários!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top