A versão 4.3 do WordPress, designada “Billie” em homenagem a Billie Holiday, aquela que é por muitos considerada a maior de todas as cantoras de jazz, está já disponível para download ou atualização no seu painel do WordPress.
Nesta que é uma nova versão mais fluída para o gestor do website e programadores, uma coisa é certa: as novas caraterísticas apresentadas na versão 4.3 facilitam ainda mais a formatação do conteúdo, bem como a personalização do website.
Algumas mudanças…
São muitas as implementações e alterações relevantes que a atualização da versão 4.3 nos traz, afetando todos os utilizadores ou apenas quem se dedica ao código.
Personalização do menu
Na nova versão 4.3 do WordPress, o design aerodinâmico personalizado oferece uma interface mobile friendly e acessível. O personalizador regista algumas mudanças nos painéis e secções, tendo a pré-visualização de alterações nos menus sido acelerada.
Comentários
Em todas as novas páginas que se criam, os comentários passam a estar fechados por omissão.
Icone do site
Surge a funcionalidade do ícone do site que representa o seu site nos separadores do browser, marcadores de menu e homepage de dispositivos móveis, com os devidos controlos no Personalizador.
Passwords
Manter o seu site seguro com o WordPress tornou-se uma prioridade. Na nova versão, em vez de receber as passwords via email, receberá um reset link. As senhas geradas de forma automática passam, por omissão, a ser ‘fortes’.
Código
O antigo código do modo de escrita livre de distrações foi removido, bem como o código que operava o anterior método de pré-visualização de temas.
Surge ainda um novo modelo (template) para temas que vem facilitar muito a vida dos programadores. É o Singular.php e pode ser usado para artigos singulares, de qualquer tipo de conteúdo.
Já os PHP4-style constructors ficaram obsoletos, preparando-se o lançamento do PHP7 para o final do ano.
Escrita
O editor regista algumas mudanças significativas, incluindo uma mudança na contagem das palavras e caracteres.
A partir de agora a escrita vai ser bastante fluída com a criação de shortcuts no WordPress 4.3. Utilize asteriscos (*) para criar listas e ordenação numérica para um cabeçalho.
Falando em cabeçalhos, estes foram alterados nos ecrãs de administração. O <h1> é, agora, o cabeçalho por omissão em vez do <h2>, visando um WordPress mais acessível a pessoas deficientes.
Por fim, mudam ainda as tabelas de listas ganhando um um novo estilo visual e uma nova API.