Pixel ID
Written by Joana Rita Sousa / 09.12.2019

Chegou aquela altura do ano, a dos balanços

Estamos em Dezembro de 2019: sobrevivemos ao cenário presente no filme Blade Runner e já sabemos como correu o nosso ano, em termos musicais because #spotifywrapped. Por aqui e por ali fazem-se balanços do ano e da década, ainda que a década não tenha acabado. E também se partilham os TOP disto e daquilo, como este TOP relativo a UI/UX.

O que falta é mesmo sobreviver ao ano que se aproxima, 2020.

Até lá vamos partilhando artigos no Slack da equipa ActiveMedia para que possam ser partilhados convosco, aqui mesmo no Journal. Boas leituras!

 

Faz frio ali no Ártico

A Sandra Estevam partilhou no nosso Slack um artigo sobre a GitHub e o fim do mundo. Bom, não é exactamente sobre o fim do mundo ou sobre o apocalipse, mas sobre o facto da empresa ter um arquivo numa zona que não é de ninguém, lembrou o Gonçalo Gonçalves:

“nesta mesma terra existe já o banco mundial de sementes. Qualquer dia deixa de ser um sítio frio, com tanta tecnologia a aquecer o subsolo e a subir nas latitudes europeias. Outra nota interessante: este sítio é legalmente aberto e não pertence bem a nenhum país.”

O artigo que a Sandra recomendou chama-se Open Source Code Will Survive the Apocalypse in an Arctic Cave e é assinado por Ashlee Vance.

 

Let’s get digitalized?

Digitalizar ou não digitalizar – ainda tem sentido dar a escolher? O mundo digital é isento de poluição? O Jorge Oliveira já nos tinha chamado a atenção para a reciclagem digital, recordam-se?

Partilhamos aqui as preocupações presentes no artigo “Lean ICT: Towards Digital Sobriety”: our new report on the environmental impact of ICT:

We need to accelerate the awareness of the digital environmental impacts among the general public and the research community, as well as in corporations and public organizations, as a precondition to action. This awareness will enable the integration of the impact of ICT as a decision criterion in every policy for the buying and use of ICT equipment. Because of the global scope and economic power of the main digital players, both awareness rising and action must happen on a European level and hand in hand with international multilateral institutions.

Um ciclo que se repete

O Bruno Amaral escreveu um artigo cheio de spoilers para os próximos capítulos:

“Este ano tenho de ler mais”, mas nem nos ocorre sequer comprar a revista Maria. Ficamos descontentes no trabalho, mas aquela formação profissional calha mesmo na ponte do feriado do Corpo de Deus e nós que sempre fomos tão católicos… Feita a reza a Nossa Senhora das Odisseias vamos passar um fim de semana no alentejo onde a comida é bem boa. E deixem-me dizer, que vocês nem imaginam o bitoque que provei em Beja.

Chega a Julho e ninguém se aguenta com as fotos das férias e das salsichas na praia. #beachlife #wanderlust #lifeisabeach