Ecommerce em Portugal

O que é o ecommerce?

Comecemos pela definição: o que é o ecommerce?

“O ecommerce inclui a comercialização de produtos e serviços através da internet, onde as transações são realizadas via dispositivos eletrónicos, como os smartphones ou os computadores. (Tudo Sobre Ecommerce)”

Os portugueses e as lojas online

É inegável: passamos muito tempo online – e não é só um dado empírico, pois o último relatório We Are Social / Hootsuite apresenta-nos essa informação da seguinte forma, colocando Portugal um pouco acima do número de horas e minutos passadas na internet, diariamente, a partir de qualquer dispositivo, em todo o mundo.

Ecommerce em Portugal 3

Segundo informação Tudo Sobre Ecommerce, o smartphone é o modo de acesso mais comum às lojas online. Diariamente, temos nas mãos o aparelho onde pesquisamos, lemos reviews de produtos, temos acesso a comunidades que já experimentaram as lojas online, fazemos uma leitura de credibilidade e de segurança. O presente é mobile, tal como se pode ler no ebook FLAG Tendências de Marketing para 2021:

“O Mobile Commerce (m-Commerce) é uma categoria de e-Commerce que permite o negócio online através de dispositivos móveis.”

É também nesse ebook que é sublinhada a importância de plataformas como o whatsapp e mais concretamente a whatsapp business na construção de relação com os clientes, na proposta de venda, no acompanhamento da customer journey.

“A conta profissional permite partilhar informações úteis com os clientes sobre o negócio, como informações de contacto, horário de funcionamento ou localização da loja física. A nova funcionalidade do WhatsApp admite ainda transferências de dinheiro entre contas pessoais, sem a cobrança de taxas.”

Pense nas últimas duas, três semanas da sua vida: quantas vezes recorreu ao ecommerce? Quantas vezes fez compras numa loja online, através de uma página de instagram ou num market place? Já se tornou rotineiro? Já faz parte da sua vida? Bem sei que o contexto de confinamento não nos dá grandes alternativas e não podemos ignorar a ausência de escolha entre comprar a loja física e a loja online. Porém, repito a pergunta: já se tornou uma rotina visitar as lojas online?

Que factores são apontados pelos clientes para comprar online? Eis o que nos diz Flávio Nunes, no jornal ECO, a propósito das compras online em tempos de pandemia, nos quais somos convidados a ficar em casa:

“Segundo os CTT, “a adesão à compra online é comandada pela conveniência, pelo preço e pela mobilidade”. “O cliente destaca os fatores facilidade da compra (64%) e o poder comprar a qualquer momento (59%), muito influenciados pelo contexto sanitário durante o qual o estudo foi realizado, logo seguidos do preço e promoções, ambos com 58%”, referem, em comunicado. (…) A evolução é explicada pelos confinamentos resultantes da pandemia. Com os cidadãos a passarem mais tempo em casa, evitando os estabelecimentos físicos para não contraírem a Covid-19, as lojas digitais foram altamente beneficiadas, assim como as transportadoras de encomendas, onde se inserem empresas como os CTT e a DPD.”

Os portugueses e o ecommerce

No estudo We Are Social / Hootsuite dedicado a Portugal, mais exactamente na página 72 podemos ler que 69,1% dos portugueses reportou ter comprado online, a partir de qualquer dispositivo. 36,1% dos portugueses usou um dispositivo mobile para realizar a compra. Estes dados indicam que o m-commerce poderá crescer neste país à beira mar plantado – há que esperar e ver o que nos diz o mesmo relatório em 2022 (se sobrevivermos a 2021, claro!).

Em termos de idades, os cinco grupos etários identificados no estudo apresentam uma percentagem de compradores online que varia entre os 61,8% e os 75,4%. É oficial: estamos rendidos à compras online, dos 16 aos 64 anos!

Ecommerce em Portugal 4

Tendências ecommerce

O que lemos no artigo Tudo Sobre Ecommerce encontra-se em linha com a nossa experiência de vida em 2020. Ora leia:

“A maioria dos utilizadores compraram vestuário e calçado online no último ano. As refeições prontas registaram o maior aumento quando em comparação com anos anteriores. Outras categorias de produtos que cresceram também acima de 20% foram acessórios para veículos, puericultura, material de desporto, produtos e acessórios para animais, utensílios para o lar, telemóveis, suplementos alimentares, produtos farmacêuticos e similares e electrodomésticos.”

Luís Santos refere no artigo publicado em Janeiro 2021 que o ecommerce é merecedor de destaque no pódio de crescimento em 2020:

“O e-commerce passou por uma forte aceleração nos meses recentes e se consolidou, não apenas em Portugal, mas em todo o mundo, como um dos mercados mais fortes e importantes. A tendência é de um crescimento contínuo para os próximos meses.”

A questão da segurança nas compras online é algo que tem vindo a preocupar empresas e clientes e tem vindo a ser considerada e melhorada. A 31 de Dezembro de 2o2o o ECO noticiava: a autenticação forte passa a ser um elemento presente nas compras online.

A revista Marketer publicou no início de Fevereiro de 2021 um artigo intitulado As nove tendências do e-Commerce em 2021. Estas tendências foram definidas por um conjunto de docentes do ISEG  Executive Education. No documento disponibilizado pela instituição podemos encontrar o elenco das tendências. Tome nota: 

  • a sustentabilidade e as preocupações que os consumidores manifestam nesse campo;
  • as lojas online de restaurantes com relação directa com o consumidor (o que está alinhado com a perspectiva Tudo Sobre Ecommerce que referimos há pouco);
  • personalização, automação e retenção como aliados fortes de uma boa estratégia de ecommerce;
  • a “banalização” e uso frequente da voice search, resultado da evolução dos assistentes por voz;
  • as lojas virtuais presentes nas mais diversas redes sociais (social shopping);
  • o fim das third part cookies,
  • os 3 F das entregas: free, fast & flexible;
  • a business intelligence como competência core do ecommerce.

*

Qual é o papel do ecommerce no seu negócio? Tem alguma experiência relevante para partilhar sobre o tema? Partilhe nos comentários.

Photo by Bermix Studio on Unsplash

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top